A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) cobrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois da demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde. A parlamentar pontuou que é mais uma mulher sendo substituída por um homem na gestão petista, visto que Alexandre Padilha irá assumir o posto.
“PresiDengue Lula demite mais uma mulher para colocar um ‘homem branco’ no lugar. Não era o ‘governo da inclusão’?”, indagou Zambelli.
A deputada do PL também criticou Nísia que, como mostrou o Metrópoles, na coluna de Tácio Lohran, a ministra não completou o próprio cartão de vacina contra a Covid-19, o que vai em desacordo com a recomendação do próprio Ministério da Saúde para pessoas a partir de 60 anos.
“A musa da Dengue que exige vacinação completa – embora ela própria não tenha completado sua carteira de vacinação – já vai tarde! O problema é que o substituto é pior ainda”, escreveu Zambelli.
Em outro post, a deputada federal cobrou manifestação da base governista em virtude da troca de Lula.
“Nísia é a terceira mulher com cargo de ministra demitida por Lula – todas trocadas por homens. Cadê as feministas e a histeria da imprensa militante?”, indagou a parlamentar por São Paulo.
Troca de mulheres
Nísia Trindade deixa o Ministério da Saúde e Alexandre Padilha assume o cargo. Não é a primeira troca de uma mulher no primeiro escalão do governo por um homem. Anteriormente, Lula substitui Daniela Carneiro por Celso Sabino, no Ministério do Turismo, e Ana Moser por André Fufuca, no Ministério do Esporte.