Superlativo nas tecnologias e no preço, o novo EX90 é uma obra de arte sobre rodas criada pela Volvo. O elétrico começa a ser vendido no Brasil este mês por R$ 849.950.

Concebido do zero como elétrico e fabricado nos Estados Unidos, é considerado o mais tecnológico e seguro veículo produzido pela Volvo.
O SUV tem nos seus 5,03 metros de comprimento um design impactante: os faróis com assinatura do “martelo de Thor” contam com a tecnologia pixel led (sistema que ajusta o foco dos faróis de acordo com a situação do trânsito e adapta a luz para iluminar a estrada sem ofuscar os outros veículos).

São 1.3 megapixels, que equivalem a 1,3 milhão de pequenos pontos de luz que o carro consegue controlar individualmente em cinco áreas de sombra, entregando uma maior precisão da iluminação, a qualquer hora do dia.
A traseira exibe a nova assinatura da linha 90, que lembra a do EX30, dividida em três partes de iluminação dinâmica.
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Foco na aerodinâmica
Tudo no EX90, aliás, é voltado à aerodinâmica, que levaram o SUV a ter um ótimo cx de 0,29. A silhueta pouco recortada, as maçanetas embutidas, os retrovisores sem borda e as rodas de 22” quase fechadas para oferecer menos resistência são alguns dos elementos.

Até as portas recebem pela primeira vez em um Volvo o sistema “soft close” – basta encostar que ela fecha suavemente, sem a necessidade de batê-la.
Sala de estar escandinava
Por dentro, o elétrico topo de linha da Volvo é uma sala de estar escandinava, mas sem os exageros minimalistas do EX30. Os bancos ergonômicos com alto-falantes embutidos nos encostos de cabeça oferecem massagem (nos dianteiros) e aquecimento.

A parte têxtil interna foi feita com materiais sustentáveis, incluindo polímeros de florestas da Suécia e Finlândia. Conforme a versão, os revestimentos podem conter material não-animal ou um acabamento que mescla 30% de lã (com procedência de bem-estar animal) e 70% de poliéster, aconchegante ao toque.

A terceira fileira de bancos tem o rebatimento totalmente elétrico por um toque no botão, facilitando a vida das famílias. Por falar nisso, o porta-malas acomoda 310 litros (com 7 lugares), 655 litros (com 5 lugares) e 1.040 litros (segunda e terceira fileiras rebatidas). Sob o capô, o frunk (brincadeira com o front trunk, ou porta-malas frontal) leva mais 53 litros, com isolamento contra sujeira e água.
O assoalho plano amplia o conforto na segunda fileira com os generosos 2,98 metros de distância entreeixos. Além disso, as três fileiras têm diferentes alturas para tratar melhor a acomodação dos passageiros, o ar-condicionado é de 4 zonas e todos contam com tomadas USB.
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Noise cancel e telas
A cabine é retroiluminada por um acabamento em madeira de origem sustentável, que traz a sensação de aconchego. Os vidros dianteiros são laminados e transformam o habitáculo em um impressionante espaço isolado dos ruídos externos.
Para completar, a Volvo instalou 25 alto-falantes da Bowers&Wilkins: para se ter ideia, esta é a marca premium que equipou o icônico estúdio de gravação consagrado pelos Beatles, Abbey Road.
O EX90 é o primeiro Volvo com coluna da direção elétrica e o curioso é que o cluster de 9” está integrado e acompanha o ajuste de altura.
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A enorme tela do multimídia de 14,5” integra a maior parte das funções do veículo, mas um botão no console, praticamente sem outros elementos, serve para ajustar os comandos do som e ajudar o motorista não perder a atenção.

Autonomia e suavidade
O conjunto elétrico que traciona este Volvo também é de ponta: são dois motores, um em cada eixo, que combinados rendem 517 cv de potência e poderosos 92,8 kgfm de torque. Mesmo grandalhão e pesado (quase 2.800 kg), o EX90 acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
A bateria de 111 kWh e 400 volts garantem a boa autonomia de 459 km, segundo o Inmetro. A recarga num wallbox de 7 kW pode levar até 15 horas ou 10 horas no wallbox trifásico de 11 kW. Por isso é importante planejar a infraestrutura em casa ou no local de trabalho.
Já em um carregador rápido DC de 250 kW, é possível fazer a recarga de 10 a 80% em 30 minutos.

Na experiência dinâmica, este Volvo desliza suave e muito rápido: o SUV ganha velocidade rapidamente e seja pelo silêncio interno ou pela sua robustez, o motorista só percebe que ele excedeu a velocidade permitida da estrada pelo velocímetro digital em destaque no cluster.
Segurança usa até IA
Como contrapartida, precisa entregar segurança também de ponta: o EX90 é considerado o carro mais seguro já produzido pela marca.
Inteligente e conectado, com Google integrado, o SUV conta com um poderoso sistema central e pode ser atualizado ao longo do tempo de forma remota por engenheiros da Volvo, utilizando IA e dados em tempo real.

O veículo possui um computador de IA baseado na plataforma Nvidia Drive e utiliza a plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm, além de software desenvolvido internamente pela Volvo. Isso resulta em funções essenciais, como segurança e entretenimento, trabalhando de forma integrada, proporcionando uma experiência automotiva mais responsiva e conveniente.
O sistema avançado de sensoriamento LiDAR conta com câmeras, radares e sensores ultrassônicos para detecção externa e de ocupantes, com noção de profundidade até 250 metros de distância, além de um sensor de distração que percebe até se o motorista desmaia e aciona alertas, reduz a velocidade e contata o sistema de emergência.

O veículo possui assistente de permanência na faixa, alertas de saída de faixa e mitigação de colisão frontal e saída de estrada em diversas faixas de velocidade. Em mudanças de faixa intencionais, há suporte para ponto cego e freio automático em cruzamentos.
Para prevenir colisões em altas e baixas velocidades, o sistema oferece alertas sonoros e gráficos, além de frenagem assistida.
Um sensor de ocupação utiliza um sistema de radares que mapeiam o interior do veículo e caso detecte pessoas esquecidas, não permite que o carro seja trancado. E para evitar sufocamento de crianças ou animais, aciona automaticamente o ar-condicionado.
A Volvo explica que aguarda uma autorização da Anatel para ativar essa função no Brasil – a frequência em Gigahertz (GHz) é controlada pela a agência do governo, que verifica se ela não vai interferir em outros sistemas (de rádio, por exemplo) e depois a certifica. Mesmo sem os radares, se o carro for fechado com o cinto afivelado, o ar é acionado.
Nove airbags, com inéditas bolsas na parte interna dos bancos, e um sistema de proteção de pedestres completam a segurança aprimorada do Volvo EX90.
Antes de fechar negócio saiba que…
Para esta linha, a Volvo oferece a nova cor Mullberry Red, uma tonalidade que se aproxima da marsala, além de outras mais sóbrias.

É de se estranhar a marca sueca oferecer apenas 3 anos de garantia ou 100 mil km, o que destoa da maioria dos elétricos, que contam com 5 anos ou mais de garantia de fábrica. Os componentes da bateria são assegurados por 8 anos ou 160 mil km.
Os executivos da marca lembram que existe um programa de garantia vitalícia ilimitada contra falhas em peças de reposição instaladas nas concessionárias, válido para todos os veículos que já ultrapassaram a garantia de fábrica, exceto para peças que sofram desgaste natural.
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