São Paulo — A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira (10/4) mandados de busca e apreensão na casa do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Além de Manga, o secretário municipal de saúde, Magno Sauter, também foi alvo de busca e apreensão.
Os dois são alvos da operação Copia e Cola, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos destinados à saúde.
Veja a PF em ação:
De acordo com a PF, a investigação teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.
Ainda de acordo com a PF, foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Também foi determinado o sequestro de bens e valores em um total de até 20 milhões de reais e a proibição da Organização Social (OS) investigada de contratar com o poder público.
O Metrópoles procurou o prefeito Rodrigo Manga e a Prefeitura de Sorocaba mas não conseguiu um retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.
“Prefeito do TikTok”
Apesar de ser um nome antigo na política sorocabana, recentemente Manga passou a alcançar o público jovem usando dancinhas e encenações para divulgar seus feitos à frente da administração municipal, o que lhe rendeu a atenção do meio político da direita paulista.
Os vídeos do prefeito se tornaram trends pelo TikTok. O mais viral deles, sobre o passe livre concedido a estudantes da cidade, soma mais de 15 milhões de visualizações.
A fama faz com que Manga seja frequentemente procurado por outros políticos – inclusive o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que chegou a copiar um dos seus vídeos passeando de patinete pela cidade.