Uma imersão em que o visitante pode conhecer detalhes dos planetas, luas e corpos celestes que compõem o universo. Essa é a proposta do projeto Viagem na Via Láctea, realizado na área externa do Planetário de Brasília desde 23 de janeiro. A iniciativa conta com uma exposição de fotografias e um simulador de realidade virtual, que conta com imagens reais da Nasa e transporta os participantes ao espaço sideral. A entrada é gratuita.
A exposição está disponível 24 horas, enquanto o simulador pode ser utilizado das 13h às 19h, de terça a domingo, com capacidade para seis pessoas por vez e acesso por ordem de chegada.
O evento é realizado pelo Instituto Organizacional Federal (IOF) em parceria com o Instituto Pra Vida e com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). Para atender a todos, há acessibilidade para cadeirantes, além de narração e legendas para deficientes visuais e auditivos.
Experiência
A exposição é composta por 28 fotografias do sistema solar provenientes do acervo da Nasa (sigla em inglês da National Aeronautics and Space Administration, dos EUA, traduzido como Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) exibidas em 15 totens ecológicos alimentados por energia solar. Esses equipamentos reforçam a proposta sustentável do projeto, enquanto as imagens despertam o fascínio pelo universo e aproximam o público dos mistérios do cosmos.
O projeto seguirá em andamento até 15 de abril e, de acordo com a Secti-DF, será dividido em duas fases. Nos primeiros dois meses, de janeiro a março, o público poderá aproveitar tanto o simulador quanto a exposição. Nos últimos 30 dias, de 16 de março a 15 de abril, a exposição fotográfica permanecerá como atração principal.
Viagem na Via Láctea
→ Disponível até 15 de abril
→ Local: área externa do Planetário de Brasília
→ Visitação: das 13h às 19h (simulador) e 24h (exposição)
→ Classificação indicativa livre
→ Entrada gratuita.
Com informações da Agência Brasília