A expectativa de um casamento entre as duas gigantes do setor aéreo brasileiro leva as ações da Gol (GOLL4) e da Azul (AZUL4) às alturas nesta quinta-feira (22). Ambas as companhias operam em forte alta desde a abertura da sessão, liderando o campo positivo da bolsa brasileira e do Ibovespa.
Por volta das 13h10, os papéis GOLL4 disparavam 19,57%, negociados a R$ 1,65. No mesmo horário, AZUL4 subia 13,73%, cotada a R$ 1,16.
Na avaliação de agentes de mercado, parte do combustível para a performance robusta neste pregão é a expectativa de uma fusão entre as companhias.
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Mas uma eventual combinação de negócios não é o único fator a ajudar as ações: a queda do petróleo no exterior alivia o peso sobre as companhias hoje.
Um dos principais custos para as aéreas, a commodity opera no vermelho hoje. Os contratos futuros do Brent — referência para o mercado internacional — para junho caíam 1,11%, negociados a US$ 64,19 o barril.
Vem aí fusão entre Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4)?
Nos últimos dias, a Gol anunciou que avançou para o fim do processo de recuperação judicial nos EUA. A aérea apresentou o seu plano para sair do chamado Chapter 11, processo semelhante à recuperação judicial brasileira, iniciado em janeiro de 2024.
A empresa havia chegado ao encontro com boas notícias: uma captação de US$ 1,9 bilhão na semana passada, além do apoio da maior parte dos credores.
Após esse aval, o processo da Gol deve passar por trâmites finais e terminar no começo de junho, segundo estimativa da empresa. No dia 30 de maio acontece uma assembleia geral para aprovar o aumento de capital previsto no plano de recuperação.
Segundo Enrico Cozzolino, analista da Levante Investimentos, a projeção de saída da Gol da reestruturação de dívidas nos EUA “aquece a vontade de fundir com a Azul”.
“Isso beneficia as duas empresas no final das contas”, avaliou o analista. “As melhorias que viriam da combinação de negócios, como projeções de aumento de liquidez, entrada de fluxo, crescimento da capacidade doméstica ajudam nas perspectivas de melhora futura, que é o que, no final das contas, é preciso para melhorar o setor.”
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Finanças da Azul (AZUL4) podem atrapalhar casamento
A saída da Gol do Chapter 11 sempre foi citada como essencial para o andamento das negociações de uma potencial fusão com a Azul, já que o objetivo da operação seria criar uma companhia aérea mais saudável.
Acontece que neste momento, em que a Gol caminha para sair da recuperação judicial nos EUA, esta possibilidade é avaliada pela Azul.
De acordo com a Bloomberg, a Azul negocia com potenciais credores um potencial financiamento de cerca de US$ 600 milhões para apoiá-la durante eventual processo de recuperação judicial.
Na avaliação de Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, a Azul “continua bolando planos para levantar capital” e, com os recursos a serem providos pelo governo sendo ineficientes para cobrir suas necessidades, uma piora nas avaliações de ratings e com o sucesso de Gol e Latam em seus respectivos chapter 11, “cresce a chance de vermos Azul no mesmo caminho”.
“Neste sentido uma fusão com a Gol seria adiada para depois do processo”, acrescentou o analista.
Em resposta aos rumores sobre uma possível recuperação judicial, a Azul afirmou que “monitora constantemente alternativas” que possam contribuir para o fortalecimento de sua estrutura de capital e preservação de liquidez, com foco na sustentabilidade de longo prazo de suas operações.
A companhia afirma que realizou progressos significativos na redução de sua dívida e alavancagem, e esclarece, em comunicado ao mercado, que permanece em discussões contínuas com parceiros para otimizar sua estrutura de capital e posição de liquidez.
Os analistas André Ferreira, do Bradesco BBI, e Wellington Lourenço, da Ágora Investimentos, também avaliam que uma entrada da Azul em Chapter 11 pode levar ao atraso ou até mesmo cancelamento das negociações.
“O futuro do negócio ainda é incerto, com o CEO da Gol, Celso Ferrer, afirmando que o grupo está trabalhando para garantir que a Gol saia de sua reestruturação em uma posição forte e que o acordo com a Azul não seja necessário”, pontuam.
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