São Paulo — A Prefeitura de São Paulo vai conceder gratuitamente o vão livre do Edifício Trianon, localizado na Avenida Paulista, região central de São Paulo, ao Museu de Arte de São Paulo (Masp),para a realização de atividades culturais nos próximos 20 anos.
Segundo a administração municipal, o Masp irá se responsabilizar pelas ações de zeladoria do local e poderá usar o espaço para promover atividades culturais, como exposições, eventos gratuitos, instalações artísticas, oficinas, entre outros.
A medida, publicada no Diário Oficial da cidade, prevê uma possível renovação ao final dos 20 anos, a critério da prefeitura.
Para ser finalizado, o acordo depende da elaboração da escritura de concessão administrativa por parte da Coordenação de Gestão de Patrimônio, da Secretaria Municipal de Gestão.
Ainda de acordo a administração municipal, os próximos passos da concessão serão divulgados no Diário Oficial do município.
Antiga praça pública
O Masp foi fundado em 1947 e teve como primeiro endereço a Rua 7 de Abril, no centro da cidade. Em 1968, o museu foi transferido para a atual sede e apresentou uma novo modelo arquitetônico à capital paulista — com base de vidro e concreto e superfícies ásperas, sem acabamentos luxuosos.
Um dos elementos utilizados pela arquiteta Lina Bo Bardi é a suspensão que proporcionou uma esplanada, conhecida como vão livre, embaixo do edifício. A área foi concebida para ser uma praça de uso popular.