A novela Vale Tudo, atual produção das 21h da TV Globo, tem enfrentado turbulências longe das câmeras. Segundo apuração do colunista Gabriel Perline, do Splash, a crise nos bastidores vai além da já noticiada tensão entre os atores Bella Campos e Cauã Reymond.
Profissionais envolvidos na produção apontam a falta de comando firme da direção como um dos principais fatores para o clima de instabilidade.
Elenco assumindo o comando
Conforme relatado pelo jornalista, atores veteranos e até cinegrafistas têm assumido atribuições que, em condições normais, caberiam à direção da trama.
Apesar de Paulo Silvestrini ser o diretor-geral do folhetim, seu time de apoio, composto por seis profissionais, não tem conseguido conter a interferência de parte do elenco. Alguns atores têm tomado para si o controle de marcações de cena, tom de voz dos personagens e até enquadramentos, evidenciando uma direção enfraquecida.
Entre os nomes citados está Julio Andrade, que interpreta Rubinho. O ator teria interrompido repetidamente a gravação de uma cena importante para revisar o material filmado e sugerir ajustes.
Cenas tumultuadas nos bastidores
Segundo a publicação, o comportamento de Andrade, embora respeitoso, teria provocado atrasos. Cauã Reymond, que vive César, também é apontado como um dos que mais interferem nas decisões da direção. Carolina Dieckmann e João Vicente de Castro também protagonizaram uma gravação caótica, em que a direção quase não teve voz ativa.
Ainda segundo a reportagem, a situação chegou a tal ponto que Silvestrini teve de reassumir pessoalmente cenas envolvendo os personagens Maria de Fátima e César, em tentativa de restaurar a ordem.
Em nota enviada ao Splash, a Globo negou os relatos e afirmou: “Paulo Silvestrini lidera uma equipe experiente de direção. O diretor está na TV Globo há mais de 30 anos, onde dirigiu dezenas de novelas, como Torre de Babel (1998), Da Cor do Pecado (2003), Avenida Brasil (2012), Joia Rara, que foi vencedora do Emmy Internacional 2014, entre outras. Com ‘Vai na Fé’ (2023), foi vencedor do prêmio APCA 2024. Paulo é reconhecido e respeitado por atores e integrantes da produção.”