A menos de duas semanas da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, a Meta — gigante da tecnologia responsável por Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger — anunciou o encerramento do programa de verificação de fatos no país. As plataformas devem adotar um novo modelo, inspirado nas notas da comunidade da rede social X, de Elon Musk.
A decisão foi divulgada pelo CEO Mark Zuckerberg em sua conta no Instagram e detalhada pelo diretor de assuntos globais da empresa, Joel Kaplan, em anúncio oficial da Meta nesta terça-feira (07).
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“Muito conteúdo inofensivo é censurado, muitas pessoas se encontram injustamente presas na ‘cadeia do Facebook’ e somos frequentemente lentos em responder quando isso acontece”, afirmou Kaplan.
Já Zuckerberg declarou que os verificadores de fatos terceirizados eram “politicamente tendenciosos” e “destruíram mais confiança do que criaram, especialmente nos Estados Unidos”.
Uma nova era da informação na Meta
A decisão marca uma guinada após anos de controvérsia envolvendo o sistema de moderação das redes de Zuckerberg.
Criado em 2016, o programa de verificação de fatos terceirizado tinha como objetivo combater boatos virais e desinformação.
Entretanto, o sistema foi alvo de críticas constantes, especialmente por parte de Trump.
O republicano foi temporariamente banido do Facebook após a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, o que levou Trump a classificar a plataforma como “inimiga do povo” e acusar a empresa de censurar vozes conservadoras. A conta do presidente eleito dos EUA só foi restabelecida em 2023.
Segundo Kaplan, os preconceitos dos verificadores de fatos ficavam evidentes “nas escolhas feitas sobre o que avaliar e como”, levando ao silenciamento de debates políticos legítimos.
De acordo com ele, no último mês, entre 10 postagens removidas nas redes sociais da Meta, uma ou duas foram eliminadas por engano.
A Meta informou que simplificará as políticas de conteúdo, removendo restrições relacionadas a temas como imigração e gênero. Além disso, adotará uma abordagem de moderação mais focada em violações ilegais e de alta gravidade.
Como parte das mudanças, a empresa também anunciou que transferirá as equipes de confiança, segurança e moderação de conteúdo internas da Meta dos EUA da Califórnia — estado historicamente democrata — para o Texas, um reduto republicano.
A medida busca “remover a preocupação de que funcionários tendenciosos estejam censurando excessivamente o conteúdo”, de acordo com a empresa.
Uma postura cooperativa com a agenda internacional de Trump também foi expressada por Zuckerberg.
“Vamos trabalhar com o presidente Trump para resistir a governos ao redor do mundo que estão atacando empresas americanas e tentando censurar mais”, disse o CEO.
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Uma liderança alinhada a Trump
As alterações na moderação de conteúdo vêm acompanhadas por uma renovação na administração da Meta.
Joel Kaplan, que recentemente assumiu como diretor de assuntos globais, já é o principal responsável pelas políticas da empresa. Ele possui fortes laços com o Partido Republicano, tendo sido vice-chefe de gabinete na Casa Branca durante o governo de George W. Bush e assistente do ex-juiz da Suprema Corte Antonin Scalia.
Em dezembro, Kaplan revelou em uma postagem no Facebook que acompanhou o vice-presidente eleito JD Vance e Trump em uma visita à Bolsa de Valores de Nova York.
Outra novidade é a adição de Dana White, CEO do Ultimate Fighting Championship e amigo de Trump, ao conselho da Meta.
Nos últimos meses, Zuckerberg demonstrou arrependimento por algumas ações de moderação de conteúdo, incluindo decisões relacionadas à covid-19.
A doação de US$ 1 milhão ao fundo inaugural de Trump também marca uma mudança significativa na postura da empresa, antes mais distante de posições claramente políticas.
Notas da comunidade: o futuro da moderação
A Meta começará a implementar as notas da comunidade nos Estados Unidos nos próximos meses, com previsão de aprimoramento do modelo ao longo do ano.
O sistema permitirá que usuários sinalizem publicações potencialmente enganosas que precisem de mais contexto, transferindo a responsabilidade da moderação para o público, em vez de organizações independentes.
A empresa também informou que não decidirá quais notas da comunidade serão exibidas nas postagens.
Apesar das mudanças nos EUA, não há indícios de que o projeto será expandido para outros países, como o Brasil.
No entanto, Zuckerberg criticou indiretamente o cenário global ao afirmar que “os países latino-americanos têm tribunais secretos que podem ordenar que as empresas retirem as coisas silenciosamente”.
*Com informações da Bloomberg, da CNBC e da Reuters
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