Quando se fala em moda, especialmente da alta costura, são designers franceses que vem à mente primeiramente: Gabrielle Chanel, Christian Dior, Yves Saint-Laurent, Hubert de Givenchy. É curioso, portanto, o fato de que o maior e mais famoso museu da França, o Musée du Louvre, tenha mais de 500.000 obras no acervo e nenhuma seção dedicada à indumentária.
Até o começo deste ano, o museu que abriga a Mona Lisa nunca tinha feito uma exposição sobre moda em 232 anos de história.
O cenário mudou. Quem for à Paris até o dia 21 de julho, terá a chance de conhecer a mostra temporária Louvre Couture: Objets d’art, objets de mode (Louvre costura: objetos de arte, objetos de moda, em tradução livre).
As múmias egípcias, o quadro A Liberdade Guiando o Povo, a Vênus de Milo e, é claro, a Mona Lisa, agora se misturam com luvas Hermès, vestidos Balenciaga e Jean Paul Gaultier e bolsas Schiaparelli. Não estranhe se ver uma armadura medieval do lado de um vestido de alta costura provavelmente vestido por uma dama da nobreza francesa.
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No total, são mais de 60 peças expostas, junto a outros acessórios.
O toque final? A exposição acontece nos aposentos de Napoleão III, provavelmente a sala mais luxuosa e impressionante em detalhes de todo o museu.

O MET Gala do Louvre
Para consolidar a relação com a moda, o Louvre vai realizar o próprio “MET Gala” nesta terça-feira (4), em plena Semana de Moda de Paris. O Le Grand Dîner du Louvre vai acontecer na ala do museu entre as estátuas de mármore do Cour Marly, seguido de uma after party na icônica pirâmide de vidro.
O baile anual do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, é uma oportunidade para as casas de alta costura exporem trajes extravagantes e ousados, vestindo as maiores celebridades do mundo.
Além de ser um dos eventos mais importantes do calendário da moda, o MET Gala é mais do que uma passarela bonita. O baile marca a abertura da exposição anual de moda do Costume Institute e também é um momento de arrecadação de fundos para o museu.
Seguindo os passos da instituição nova iorquina, o Louvre estabeleceu uma meta para o baile de gala: arrecadar um milhão de euros.
De acordo com a instituição, o valor obtido com as mais de 30 mesas vendidas já ultrapassou a meta.
Ainda não se sabe exatamente como está a lista de convidados, mas, considerando que as celebridades A-list e os designers influentes estão todos em Paris para a Semana de Moda, é de esperar que a Rue de Rivoli torne-se uma “5th Avenue à francesa”.
Os euros que entrarão no caixa do Louvre serão muito bem-vindos para a instituição, que anunciou recentemente uma reforma de grandes proporções.
Uma das novidades mais importantes para os turistas é que a Mona Lisa agora terá uma sala separada — com entrada e ingresso diferenciado.
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Em busca de mais visitantes?
Além da arrecadação através do baile de gala, a exposição Louvre Couture tem ainda outro objetivo: atrair mais visitantes.
A ideia parece um pouco absurda, quando se pensa que o local teve que restringir o número diário de entradas, tamanha a demanda.
Com quase 9 milhões de visitantes por ano, o Louvre exacerba um fenômeno comum nos museus: a maioria quer conhecer só a(s) obra(s) mais célebres. A prova disso é que 80% das pessoas vão ao local motivadas principalmente pela obra de Leonardo da Vinci.
- Verdade seja dita: é, sim, preciso fazer uma seleção, se você tem pouco tempo para visitar o local. Com mais de 400 salas e milhares de peças, você precisaria de 18 horas seguidas se quisesse ver todas as obras do museu — isso considerando que você ficaria apenas 15 segundos observando cada uma.
Nas palavras do curador da mostra, Olivier Gabet: “o Louvre é muito diverso, muito mais do que apenas uma pintura e algumas outras esculturas antigas”. A mostra temporária sobre moda, um tema relativamente popular, é uma espécie de ponte para se conectar com uma nova leva de apreciadores de arte.
“Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas, pessoas diferentes, pessoas mais jovens, se sintam felizes, livres e relaxadas ao virem aqui”, diz Gabet.
Nesse ponto, o MET é uma referência. No museu de Nova York, a exposição do Costume Institute é sempre uma das mais visitadas, todos os anos.
A atual diretora do Louvre, Laurence des Cars, já admitiu sua admiração pela instituição nova-iorquina. Desde que assumiu, em 2021, a diretora tem feito esforços para aproximar o museu francês do público parisiense e dos mais jovens.
Em 2022, por exemplo, o Louvre foi um dos seis museus participantes da comemoração dos 60 anos da grife Saint Laurent. Quatro dos casacos bordados de YSL foram expostos ao lado das joias da coroa francesa, na Galeria de Apolo. A cenografista responsável por essa exposição é também a cenografista da mostra Louvre Couture.
Apesar da clara associação com a moda, vale destacar que a exposição Louvre Couture não foi patrocinada por nenhuma maison francesa. Na verdade, quem entrou como mecenas foi a Visa Infinite.
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Como visitar a exposição de moda do Louvre
A exposição Louvre Couture: Objets d’art, objets de mode é temporária e dura até o dia 21 de julho de 2025.
O ingresso, que também dá direito aos outros espaços do museu, custa 22 euros (R$ 133) e pode ser comprado pelo site oficial. É preciso escolher um horário antecipadamente.
O museu do Louvre é fechado às terças-feiras.
* Com informações da The Economist, do New York Times, da NSS Mag.
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