São Paulo — Com 14 andares e 7.821 m², o novo prédio do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), tem previsão de abertura ao público em março do ano que vem. A obra, iniciada em 2019, traz um túnel subterrâneo de 40 metros para ligar os dois prédios, que ficam localizados na Avenida Paulista, na zona central de São Paulo.
A expansão irá aumentar a capacidade expositiva do museu em 66%. O novo edifício, chamado Pietro Maria Bardi, foi inspirado nos museus verticais de Nova York. Se o prédio antigo, chamado Lina Bo Bardi, fosse verticalizado, os dois teriam o mesmo tamanho.
Veja o projeto do novo prédio do MASP:
O novo prédio conta com cinco galerias, duas áreas multiuso, salas de aula, laboratório de conservação, área de acolhimento, restaurante, café, depósitos e docas para carga e descarga de obras de arte. O Pietro Maria Bardi presta sutis homenagens ao edifício original, como o piso de madeira maciça preta, a pedra basalto e o concreto aparente.
Doações
A construção do novo prédio foi inteira financiada por doações de pessoas físicas, sem o uso de leis de incentivo. Foram doados R$ 250 milhões.