O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou publicamente o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, após uma reunião acalorada na Casa Branca, em Washington, nesta sexta-feira (28/2). Em uma postagem na rede Truth Social, Trump afirmou que Zelensky “desrespeitou os EUA em seu querido Salão Oval”. O encontro tinha como objetivo discutir o futuro da guerra na Ucrânia, incluindo um possível acordo de paz e o fornecimento de minerais de terras raras. No entanto, uma conversa rapidamente se transformou em um intenso bate-boca.
Durante a discussão, Trump demonstrou insatisfação com as declarações recentes de Zelensky, que expressou frustração com a falta de protagonismo da Ucrânia nas negociações de paz.
“Seu país está em grandes apuros, sei que você não está vencendo”, afirmou Trump. “Você não está em posição de nos ditar. Estamos tentando resolver esse problema.”
O presidente norte-americano também acusou Zelensky de “apostar a vida de milhões de pessoas” e alertou que a postura do líder ucraniano poderia levar a um conflito global. Em resposta, Zelensky rebateu dizendo que os Estados Unidos ainda arriscam serem diretamente atingidos pela Rússia.
Após o confronto, Trump usou suas redes sociais para reafirmar sua posição e reforçar que Zelensky só será bem-vindo à Casa Branca quando estiver disposto a negociar a paz.
“Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Muito foi aprendido que nunca poderia ser compreendido sem uma conversa sob tanto fogo e pressão. É incrível o que sai através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida, porque ele sente que nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero PAZ. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz.”
Em determinado momento da discussão, Trump chegou a dar um ultimato a Zelensky: “Ou você faz um acordo, ou estamos fora.”