Um vinho tinto de “terroir-roça”, produzido por uma vinícola familiar, localizada em uma ex-fazenda de café na Serra da Mantiqueira, com 40% da propriedade coberta por vegetação nativa, em São Paulo.
Esse é o começo da história peculiar e cheia de brasilidade do rótulo Casa Tés 2022, único brasileiro premiado pela World’s Best Sommeliers’ Selection em 2025, premiação internacional feita pelos mesmos organizadores da World’s 50 Best Restaurants (que rankeia restaurantes) e Best Vineyards (vinícolas).
A seleção extremamente criteriosa contemplou rótulos de 19 países diferentes, sendo 23 exemplares da América do Sul. As bebidas foram avaliadas por sommeliers de nacionalidades distintas.
Esta foi a segunda edição da World’s Best Sommeliers’ Selection, que aceita participantes somente mediante convite. Segundo a premiação, trata-se de uma “uma coleção de vinhos cuidadosamente selecionada que transcende seus sabores e aromas requintados, explorando as ricas narrativas por trás de cada garrafa”.
- VEJA MAIS: 3 categorias de ações para buscar proteção e retorno no atual cenário econômico
Segundo a Vivino, o preço aproximado do Casa Tés 2022 é de R$ 589.
Nas descrições da própria vinícola, o rótulo é um vinho com aromas de frutas negras do bosque, figos, ameixas e um toque de tabaco e café, composto por uvas Cabernet Franc (75%) e Merlot (25%).
A recomendação de harmonização é um “refogado de carne bovina com vegetais temperado com pimenta preta, ou pizza de espinafre e bacon”.
O ‘terroir-roça’ no Vale da Grama
Fundada em 2017, a vinícola Casa Tés fica localizada no Vale da Grama, em um terroir considerado “único”, chamado carinhosamente de “terroir-roça” pelos fundadores. Com 30 quilômetros de extensão, o vale tem uma topografia acidentada e solo rochoso.
- O terroir é um conjunto de condições geográficas, climáticas e até mesmo culturais que determinam a produção dos vinhos e é extremamente importante para definir o gosto do vinho.
É lá também que está localizada a Capela Santa Clara, projetada por Oscar Niemeyer e transformada em ponto turístico por quem viaja pela região.
A propriedade, que costumava ser uma fazenda de café, está em um ponto privilegiado para a viticultura, mais de 1.000 metros acima do nível do mar. Além disso, é cercada por vegetação nativa e pelo rio Santo Domingos — essa biodiversidade ajuda na maturação das vinhas.
Além das uvas Merlot e Cabernet Franc, também são cultivadas as uvas Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Semillon.
“Sabemos dos desafios, mas com paixão, competência e dedicação, queremos colocar o Vale da Grama no mapa mundial do vinho”, comentou Pedro Testa, fundador da Casa Tés, em postagem no Instagram.
The post ‘Terroir-roça’: vinho da Serra da Mantiqueira é o único rótulo brasileiro em premiação internacional; conheça appeared first on Seu Dinheiro.