Mais do que adicionar sabor a preparos alimentícios, os temperos somam propriedades benéficas para a saúde por vezes desconhecidas. O consumo de poucas gramas de determinada especiaria gera efeitos positivos no funcionamento do organismo. É o caso do cominho, erva com ativos capazes de acelerar o metabolismo, conforme explica o nutricionista Carlos Basualdo, de São Paulo.
Mestre em saúde pública pela Universidade de Genebra, na Suíça, o especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional aponta que o tempero traz na composição o cuminaldeído, composto com atividade termogênica. “Eleva a temperatura corporal de quem consome”, cita.
O nutricionista acrescenta quanto ao cominho ser “fonte de boas quantidades de magnésio“, considerado outro contribuinte para o “bom funcionamento metabólico”.
“Dispõe de flavonoides e outros compostos antioxidantes que ajudam a reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo, otimizando as funções corporais, incluindo o metabolismo”, reforça o nutricionista.
De acordo com o mestre em saúde pública, o cominho auxilia na digestão. “Consumi-lo ajuda a aliviar problemas como gases, inchaço e cólicas abdominais”, lista. Carlos complementa que outra propriedade do tempero envolve o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que contribui para a melhoria da diabetes. O especialista frisa quanto à especiaria apresentar efeito antimicrobiano por ter ativos que atuam no combate a infecções.

Consumo do tempero
Questionado sobre como deve ser a ingestão do cominho a fim de absorver o máximo de nutrientes, Carlos Basualdo faz as seguintes sugestões:
- O tempero pode ser consumido em pó ou sementes inteiras.
- Pratos como sopas, saladas, arroz e ensopados estão entre as opções para adicionar a especiaria.
- Dá para ingerir o cominho na forma de chá por meio da infusão de sementes. “Essa forma preserva mais seus compostos ativos”, aconselha.
- O nutricionista não indica o uso de cominho no formato de suplementos em cápsulas ainda não foi bem estudado. “Recomenda-se a utilização apenas em alimentos”, enfatiza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.