São Paulo — Imagens registradas por uma câmera termogênica nos dias 25 e 26 de fevereiro mostram que a sensação térmica em alguns pontos da cidade de São Paulo pode chegar a quase 60°C. A medição ocorreu em locais onde haverá concentração de alguns dos principais blocos de Carnaval na capital paulista e grande movimentação de pessoas.
Foi o caso da região do Largo da Batata que, no dia da medição, nessa quarta-feira (26/2), estava com a sensação térmica de 59,9°C.
Já no Obelisco do Ibirapuera atingiu 59,4°C, de acordo com a medição realizada nessa quarta.
A Avenida Sumaré, em uma região um pouco mais arborizada, estava um pouco mais “amena”: 47,1°C de sensação térmica.
No centro da cidade, outra área com grande concentração de blocos de Carnaval, as temperaturas foram medidas na última terça-feira (25/2). A Praça da República foi a que apresentou a sensação térmica mais alta, de 57,1°C. Outras áreas, como a Praça Roosevelt, Theatro Municipal e Shopping Light, também registraram calor extremo.
As imagens foram capturadas pelo movimento As Águas Vão Rolar, que reúne blocos da cidade. O objetivo é pressionar a Prefeitura de São Paulo por medidas de segurança contra eventos climáticos extremos durante a festa deste ano.
O grupo reivindica a criação de um gabinete de crise, a distribuição de água gratuita e a flexibilidade dos horários da concentração e desfile dos blocos na capital paulista.
A administração municipal anunciou que serão oferecidos 2,2 milhões de copos de água nos três finais de semana de desfiles dos blocos. O número, porém, representa menos de 15% do público estimado em 16 milhões pela própria prefeitura durante os dias de folia.
Defesa Civil alerta para altas temperaturas no Carnaval
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (27/2), um alerta para altas temperaturas para todo o estado durante o feriado de Carnaval. A previsão para o calor intenso começa a partir dessa sexta-feira (28/2) e vai até quarta-feira (5/3).
Mesmo com o cenário de muito calor e clima abafado, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas por queda de raios, granizo e rajadas de vento.
Em regiões do interior paulista, como Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem chegar aos 37°C. Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a capital, em pelo menos um dos dias, terá temperaturas de 3°C a 4°C acima da média climatológica.
Veja a lista das temperaturas máximas de algumas regiões nesse feriado
- Presidente Prudente – 37°C
- Marília – 37°C
- Bauru – 35°C
- Araraquara – 35°C
- São José do Rio Preto – 35°C
- Araçatuba – 35°C
- Sorocaba – 35°C
- Campinas – 35°C
- Vale do Ribeira – 34°C
- Registro – 34°C
- Barretos – 34°C
- Franca – 34°C
- Ribeirão Preto – 34°C
- São Paulo (Capital) – 33°C
- Região Metropolitana – 33°C
- Vale do Paraíba – 33°C
- Litoral Norte – 32°C
- Baixada Santista – 31°C
- Serra da Mantiqueira – 27°C
Cuidados para o Carnaval
Para os foliões, a Defesa Civil recomenda o uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros para ajudar a reduzir os impactos do calor. Além disso, o órgão reforça sobre a importância de se manter hidratado, mesmo sem sentir sede.
Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem receber atenção especial, pois são mais vulneráveis a problemas decorrentes do calor excessivo. Se possível, a exposição direta ao sol entre 10h e 16h deve ser evitada.
Os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas e precisam de cuidados para evitar problemas como desidratação, queimaduras e superaquecimento. Aos donos de pets que vão celebrar o feriado, é recomendado deixar água fresca para os animais.
Passeios devem ser feitos apenas nos horários mais frescos do dia, como no início da manhã ou à noite, evitando o contato direto das patas com o asfalto quente, que pode causar queimaduras. Além disso, é importante proporcionar um ambiente arejado e com sombra, evitando deixá-los em locais abafados ou expostos ao sol por longos períodos.