O presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, Marcos Rogério (PL-RO), disse nesta terça-feira (27/5) para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “se colocar no seu lugar” em um momento de debate acalorado. A declaração se deu durante audiência do colegiado com a ministra, no momento em que Marina e o senador Omar Aziz (PSD-AM) discutiam sobre obras da BR-019.
“Ministra depois faça uma reunião lá da equipe do governo e faça esse debate. Vamos seguir o debate da reunião”, começou o senador Marcos Rogério.
“Fique tranquilo, é um governo de frente ampla, para enfrentar a ditadura que o senhor não se importou com ela”, afirmou a ministra apontando o dedo ao presidente da comissão.
“Essa é a educação da ministra Marina Silva. Ela aponta o dedo. Não vou me intimidar não”, respondeu Rogério. E a ministra respondeu: “O senhor gostaria é que eu fosse uma mulher submissa, eu não sou”.
“Agora sexismo, ministra? Me respeite”, rebateu o senador. “Eu to lhe respeitando, o senhor é que tem que me tratar com educação”, disse Marina, quando Marcos Rogério declarou: “Me respeite, se ponha no seu lugar”.
Embate com Omar Aziz
O embate de Marina e Omar Aziz foi quem deixou a sessão mais acalorada. O senador sugeriu que a ministra teve responsabilidade na crise do oxigênio de Manaus durante a pandemia por causa da obra paralisada da BR-019.
A ministra rebateu o senador, dizendo que não era responsabilidade dela, uma vez que ela não ocupou o cargo de ministra o Meio Ambiente de 2008 a 2023, ou seja, 15 anos. Marina declarou que se joga a culpa dela sobre uma obra que não avançou, quando vários ministros passaram pelo seu posto nesse período sem que governos fizessem a pavimentação da BR.