Essa semana, todos os caminhos do design e do mobiliário global levam a Milão. A cidade recebe, até o dia 13 de abril, a Milano Design Week 2025.
Nos salões expositivos essa 63º edição do evento se mostra ainda mais internacionalizada, com mais de 2 mil expositores de 37 países diferentes. Destaques da programação deste ano ainda incluem o Salone del Mobile, de mobiliário, e o Euroluce, de iluminação.
É fora dos pavilhões, no entanto, que Milão se transforma em um centro vibrante de criatividade, mesmo a quem não tem a intenção de negociar. É o Fuorisalone, circuito que se espalha por diversos distritos da cidade, com edifícios e pátios históricos, além de espaços industriais, como uma grande exposição aberta ao público.
- LEIA TAMBÉM: Para estar bem-informado sobre viagens, estilo, tecnologia, esporte e bem-estar, veja como receber a newsletter de Lifestyle do Seu Dinheiro
Guiados por Bruna Galliano, diretora criativa e pesquisadora de tendências de cores, que há anos acompanha a Semana de Design de Milão, traçamos um roteiro com os destaques da programação do Fuorisalone — as atrações, literalmente, fora do salão, que esse ano aparecem unidas sob o tema Mondi Connessi (Mundos Conectados).
“São exposições, instalações e mostras de pessoas e marcas do mundo todo, com designers, criativos e artistas do mundo todo, que apresentam seus trabalhos em Milão”, conta Bruna ao Seu Dinheiro. “Inclusive marcas de luxo como Gucci, Prada, sempre convidam alguém para fazer um trabalho em colaboração com eles.”
- LEIA TAMBÉM: Por que não ir à Roma em 2025? Evento raro da Igreja Católica deve levar 35 milhões turistas à Itália; veja como evitar multidões
Ver essa foto no Instagram
No caso de Bruna, o que a feira apresenta nas ruas é também parte de seu trabalho à frente da pesquisa de cores de marcas como a Suvinil, por exemplo: “A gente olha o global e afunila para o Brasil, para ter coerência com tudo o que tá acontecendo no mundo, comportamental e esteticamente. É um grande estudo”.
Abaixo listamos as 10 indicações de Bruna Galliano para conferir fora dos salões durante a Semana de Design de Milão 2025.
Alcova
Esse ano essa celebração ao design contemporâneo e experimental chega ainda maior. Ela ocorre em quatro locações diferentes em Varedo, na região metropolitana de Milão: mais uma vez, ela se desenrola pelas Villa Bagatti Valsecchi e Villa Borsani, mas também nas estufas antigas de orquídeas de Pasino e nas instalações da fábrica abandonada da marca italiana SNIA.
Ver essa foto no Instagram
L’Appartamento by Artemest
Uma exposição que transforma residências históricas de Milão em mostras de design, com peças de artesãos italiano. Nessa edição, que celebra o 10º aniversário, a Artemest ocupa o Palazzo Donizetti, edifício do século 19 na Via Gaetano Donizetti, com cômodos assinados por escritórios como Meyer Davis, Nebras Aljoaib e Romanek Design Studio.
Ver essa foto no Instagram
La Prima Notte di Quiete
Instalação do Dimoremilano com a marca de alta costura Loro Piana. Nesse edifício da via della Moscova, a elegância aparece em peças desenhadas para Loro Piana pela Dimoremilano, nos móveis Dimoremilano vestidos com tecidos da Maison e em objetos vintage e de arte.
Ver essa foto no Instagram
PRADA FRAMES – In Transit
De volta à Fuorisalone, o PRADA FRAMES esse ano chega à Milano Centrale, a estação central de Milão, com curadoria do estúdio de design Formafantasma. Com questionamentos à cerca da energia e da infraestrutura, a instalação debate, esse ano, a interseção entre intersecção entre design, cultura e sociedade.
Ver essa foto no Instagram
Making the Invisible Visible
A instalação imersiva do Google esse ano acontece no Garage 21. Por lá, a parceria entre Lachlan Turczan e Ivy Ross se repete (a dupla já trabalhou junta em 2023) para explorar a relação entre luz, espaço e tecnologia em experiências sensoriais

- LEIA TAMBÉM: Três museus brasileiros estão entre os 100 mais visitados em 2024, mas nenhum deles é o MASP
Design for the Moon
Como o design projeta os habitats sustentáveis do futuro? Essa é a pergunta que dá início à instalação de estudantes de design (NABA – Nuova Accademia di Belle Arti e ASU – Arizona State University), uma estrutura baseada em paisagens lunares, unindo design especulativo e soluções científicas na Università Statale de Milão.

BOON_EDITIONS x A-N-D con BOON_ROOM Gallery
Uma curadoria exclusiva de mobiliário contemporâneo, iluminação e peças de edição limitada num antigo banco convertido, na Via San Vittore. A ideua é encontro, seja entre passado e futuro, ou entre finanças e criatividade.

Labò by The Design Blender
Com curadoria da dupla francesa The Design Blender essa exposição acontece na Fundação Rodolfo Ferrari, antiga empresa farmacêutica. Por lá, mais de 35 expositores se debruçam sobre a questão técnica do papel do design como força motriz de transformação e pesquisa. As respostas são diversas e cruzam método e intuição, rigor e experimentação.

Library of Light by Es Devlin
De carona na Euroluce, evento bianual de iluminação que acontece dentro da programação da Semana de Design esse ano, essa instalação transforma o Cortile d’Onore da Pinacoteca di Brera em uma Biblioteca da Luz pelas mãos da britânica Es Devlin. A ideia é refletir a luz como metáfora sobre o papel dos livros.
Ver essa foto no Instagram
Lavazza – Source of Pleasure
A convite da Lavazza a designer brasileira Juliana Lima Vasconcellos reimagina o café no Palazzo Senato. A partir de uma narrativa multissensorial, que atravessa visão, olfato e audição, ela propõe um labirinto onde a experiência da planta/bebida se desdobra de formas inesperadas.

The post Semana de Design de Milão: 10 dicas de insider para conferir na Fuorisalone appeared first on Seu Dinheiro.