Quem é tutor de gato em algum momento já sofreu com excesso de energia dos bichanos no período noturno. Isso ocorre por que os ancestrais selvagens dos felinos eram predadores crepusculares – caçavam ao amanhecer e ao entardecer.
Para aqueles que ainda sofrem com a bagunça dos gatos à noite, existem algumas medidas que podem ser adotadas para fazê-los dormir.
Confira:
- Aposte no enriquecimento ambiental específico para os bichanos: de acordo com a veterinária Gabriela Delfino, ter brinquedos em casa irá auxiliar no sono, uma vez que o pet vai gastar mais energia durante o dia com eles. Certifique-se de que o gato tenha brinquedos, arranhadores ou até mesmo uma árvore de gato. “Isso dá a ele algo para fazer sem causar tanto barulho”, afirma.
- Brinque com o felino antes de dormir: aposte nas interações com o seu felino durante o dia. O estímulo irá fazer com que eles fiquem mais cansados, aumentando a probabilidade deles dormirem por mais tempo.
- Ignore comportamentos noturnos indesejados: Delfino explica que reagir ao comportamento do gato à noite (como dar comida ou atenção) pode reforçar o hábito de ficar acordado nesses horários.
- Alimente-o bem: antes de ir dormir, preencha os potinhos dos bichanos com ração ou sachês. Deixar o gato satisfeito antes de dormir, oferecendo uma refeição maior, irá auxiliar a diminuir a necessidade deles de ficarem tão atentos à noite.
Embora sejam animais mais independentes, a rotina de um gato pode ser moldada pelo ambiente em que vive. Eles conseguem se adaptar aos horários dos seus tutores, especialmente se houver um estímulo adequado durante o dia. As medidas foram indicadas pela especialista em entrevista concedida anteriormente ao Metrópoles. Veja aqui.