Jim Carrey anunciou aposentadoria em 2022. No entanto, em 2024 o comediante voltou para as telonas com Sonic 3: O Filme, interpretando o vilão Doutor Robotnik.
Estrelando em várias comédias de sucesso no cinema, o impacto do ator na sétima arte é amplo e influencia gerações de quem tem como ofício a arte de fazer sorrir.
No entanto, nem sempre a vida foi fácil para Carrey. Nascido em Newmarket, Ontário, Canadá, em 17 de janeiro de 1962, ele foi criado em uma família de classe média e enfrentou dificuldades financeiras quando a família perdeu o sustento.
Já o talento para o humor era notável desde a infância e, na adolescência, decidiu seguir o caminho da comédia, com apresentações de improvisação e expressão facial. O início da carreira é marcado por apresentações de stand-up comedy e participações em programas de televisão.
O destaque no cinema vem na década de 1990. Ace Ventura: Pet Detective (1994) foi o primeiro sucesso, alçando o canadense para o estrelato. O Máskara e Debi & Lóide são outras produções que consolidaram o ator na comédia.
O Show de Truman e O Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças são exemplos de que o talento de Jim não está apenas em produções pretensamente engraçadas, ganhando destaque também no drama.
Fortuna e prêmios
Além de reconhecimento, a trajetória de sucesso também lhe rendeu uma fortuna multimilionária, de aproximadamente 180 milhões de dólares (pouco mais de R$ 1 bilhão, no câmbio atual). O patrimônio é fruto de trabalhos no cinema e contratos publicitários e acordos de patrocínio com várias marcas. A carreira de stand-up e livros também dão lucro o comediante.
Globos de Ouro, MTV Movie Awards e Prêmios do Sindicato dos Atores são alguns dos reconhecimentos do trabalho de Jim na arte de atuar.