Na última terça-feira (25), o IBGE divulgou os dados do IPCA-15 de fevereiro. O índice, que mede a prévia da inflação, mostrou uma alta de 1,23% nos preços.
O número representa uma alta de 1,12 ponto percentual (p.p) em relação ao mês passado. Além disso, essa é a maior alta do IPCA-15 para fevereiro desde 2016.
No período, o grupo que apresentou maior impacto foi o de habitação (4,34%), impulsionado pela energia elétrica residencial que saltou 16,33%.
Também houve alta no setor de educação (5,69%), justificada pelos reajustes sazonais que costumam acontecer no início do ano letivo.
Já no grupo de alimentos e bebidas, a alta de 0,61% representou uma desaceleração em comparação com janeiro (1,06%). Contudo, alguns ativos em específico, como cenoura (17,62%) e café moído (11,63%), apresentaram uma variação expressiva.
A prévia da inflação é acompanhada pelos mercados para alinhar as expectativas em relação ao IPCA. Assim, a conclusão de que os preços continuam acelerando costuma gerar uma reação negativa nos mercados.
Mas parece que o Ibovespa está disposto a manter o otimismo. No ano, o índice registra uma alta de 5%. Isso porque, neste momento, outro fator está animando o mercado.
O que está no radar dos mercados?
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 já registra uma alta de 4,96%. Ou seja, 0,46 p.p. acima do teto da meta estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Assim, na expectativa do mercado, a inflação deve continuar elevada ao longo do ano. O Relatório Focus desta semana apontou para um IPCA de 5,65% em 2025 na 19º semana seguida de alta.
Junto a isso, a Selic — que atualmente está em 13,25% ao ano — deve continuar subindo. O Banco Central já indicou uma alta de 1 ponto percentual na reunião de março. Além disso, o mercado projeta juros de 15% até o fim do ano.
Diante desse cenário, não seria nenhuma surpresa se, à essa altura, o Ibovespa já estivesse apresentando um desempenho negativo.
Contudo, não é bem isso que está acontecendo.
No dia em que o IBGE divulgou os dados do IPCA-15, o principal índice da bolsa encerrou o pregão com alta de 0,46%.
O comportamento parece atípico mas, no início do mês, Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research já havia sinalizado que esse ambiente de inflação e juros altos não deveriam ser um grande obstáculo para os ativos de risco.
Em entrevista ao Onde Investir — programa do Seu Dinheiro -–, ela explicou que a principal justificativa seria o fato de que o mercado já havia precificado esse cenário.
Ou seja, boa parte da queda do Ibovespa no final do ano passado já incluía a perspectiva do mercado sobre uma Selic mais alta neste ano.
Além disso, a analista citou a possibilidade de troca política em 2026. Essa tem sido uma narrativa recorrente entre analistas, gestores e especialistas da Faria Lima.
Diante do contexto macroeconômico, a popularidade do presidente está em queda, o que leva muitos a acreditarem que Lula possa ser substituído por um governante mais pró-mercado na próxima eleição.
E, assim como o mercado precificou os juros a 15% no final de 2024, o desempenho do Ibovespa neste momento é uma resposta a uma possível mudança de governo em 2026.
Contudo, a analista alerta que o investidor precisa ser estratégico na escolha dos ativos. Afinal, estamos falando de um mercado emergente, que costuma apresentar muita volatilidade em cenários de juros altos e inflação persistente.
SAIBA COMO INVESTIR COM JUROS ALTOS E INFLAÇÃO
Gratuito: confira as 10 ações mais recomendadas para investir agora
Embora o mercado esteja reagindo positivamente à mudança de governo em 2026, Quaresma aponta que haverá turbulências no caminho.
Nesse sentido, a analista aponta que o investidor deveria apostar em:
- Empresas resilientes às variáveis macroeconômicas;
- Com baixa alavancagem;
- Com capacidade de repassar custos; e
- Que tenham receita dolarizada.
Assim, a Carteira 10 Ideias comandadas pela analista contém ativos com essa característica e que estão em um bom momento de compra agora.
E a boa notícia é que você pode conhecer a carteira completa. O Seu Dinheiro conseguiu o acesso gratuito às 10 ações recomendadas pela analista.
Para acessar é muito simples, basta clicar neste link no botão abaixo e fazer o seu cadastro. Pode ficar tranquilo, pois o acesso é gratuito mesmo e em nenhum momento você será cobrado por esse material.
The post Quanto pior, melhor? Entenda por que mesmo após alta do IPCA-15 em fevereiro, Ibovespa sobe 5% em 2025 appeared first on Seu Dinheiro.