O fígado é o órgão responsável pela produção de colesterol e pelo armazenamento, juntamente com a vesícula biliar, das vitaminas lipossolúveis (A, D e K). Além disso, é ele quem metaboliza as toxinas do nosso corpo. Por conta de hábitos prejudiciais, pode ocorrer o acúmulo de gordura no órgão, provocando a sua sobrecarga. Quem faz o alerta é Silas Soares, médico especialista em saúde funcional e integrativa.
Fatores que levam à sobrecarga do fígado
Segundo ele, alguns fatores podem sobrecarregar o fígado, e a automedicação é uma delas. “Muitos pacientes utilizam remédios sem a orientação de especialistas, sem saber se o que está tomando é indicado para o organismo sem causar riscos. Esse uso de medicamentos sem a prescrição médica pode evoluir até para uma hepatite medicamentosa”, alerta.
Segundo o especialista, um dos casos mais famosos é o do paracetamol. “Quatro gramas desse medicamento já são suficientes para causar uma hepatite medicamentosa e uma sobrecarga hepática aguda”, destaca.
Além disso, outro fator pode ser por conta da má alimentação. É o caso, por exemplo, do alto consumo de alimentos industrializados, como o refrigerante, temperos prontos e outros alimentos que possuem muitos conservantes e altos níveis de agrotóxicos.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!