O príncipe William, herdeiro do trono britânico, visitará o Brasil em novembro para participar de uma premiação criada por ele em 2020 para reconhecer soluções inovadoras à crise ambiental.
A cerimônia do Earthshot Prize será realizada no Rio de Janeiro, bem próximo à data da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém, Pará. A presença do príncipe na COP30 não foi confirmada.
De acordo com organização do prêmio, o objetivo da edição brasileira é “amplificar essas vozes” e destacar o papel do país na proteção da saúde do planeta “tanto para as pessoas quanto para a natureza”.
O comunicado do Earthshot Prize relembrou o trabalho de organizações reconhecidas pelo prêmio, como a Acción Andina, vencedora de 2023, que plantou quase 10 milhões de árvores em cinco países da região amazônica em menos de uma década.
Earthshot Prize foi criado em 2020 e é considerado uma das iniciativas ambientais mais prestigiadas do mundo. A cerimônia no Rio reunirá ambientalistas, cientistas, empresários, ativistas e líderes políticos de todo o planeta.