Estudantes de todo o país realizaram, neste domingo (3//11), o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 4,3 milhões de pessoas de inscreveram para a prova, informou o ministro da Educação, Camilo Santana.
A prova teve quatro horas e meia; começou às 13h30 e terminou às 19h.
No primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo metade de Linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Além disso, os candidatos precisaramm também produzir uma redação dissertativa-argumentativa com até 30 linhas. O tema deste ano foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 20 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.
A divulgação das notas individuais será feita apenas em 13 de janeiro de 2025.
No próximo domingo (10/11), os candidatos voltarão aos locais de prova para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Presidente Lula visita Sala de Monitoramento
Na manhã deste domingo (3/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a Sala de Monitoramento do Enem junto à primeira-dama Janja e aos ministros Nísia Trindade, da Saúde; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; e Camilo Santana, da Educação.
Santana celebrou o aumento do número de inscritos no exame, e atribuiu a melhora ao programa Pé de Meia. O projeto garante R$ 9,2 mil para estudantes do Ensino Médio, a fim de combater a evasão escolar. O incentivo mensal é de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento.