O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vai tomar posse virtualmente nesta quarta-feira (1º/1) por recomendação médica. De acordo com comunicado médico, Fuad passa por “tratamento quimioterápico sistêmico” contra um linfoma não Hodgkin (LNH), com “remissão completa da doença”.
Segundo nota do hospital, o prefeito está no momento recebendo “tratamento de manutenção com anticorpo monoclonal com intervalos de 60 dias”.
“Em decorrência do tratamento medicamentoso, o paciente apresentou quadro de imunossupressão e está impossibilitado de comparecer a eventos com grande público por risco de contrair infecções”, afirma o comunicado.
Fuad Noman recebeu alta no dia 23 de dezembro, após dias de internação. Ao longo do ano, ele foi hospitalizado três vezes. Em uma das ocasiões, apresentou um quadro de diarreia e sangramento intestinal.
O início de 2025 é marcado pela posse de novos prefeitos e vice-prefeitos em todo o país, eleitos nas eleições municipais realizadas em 2024. Dos 16 deputados federais que tentaram uma vaga no Executivo pelo país e foram para o segundo turno, apenas cinco foram eleitos.
Fuad Noman disputou o segundo turno das eleições pela Prefeitura de Belo Horizonte contra o deputado estadual Bruno Engler (PL). Fuad teve 53,73% dos votos válidos contra 46,27% de Engler.
Câncer
Em julho, o prefeito anunciou que faz tratamento contra um câncer. Durante exames de rotina, foi detectado um linfoma não Hodgkin (LNH).
Noman já passou por uma cirurgia e iniciou imediatamente as terapias para combater a doença. O prefeito também mencionou que seu médico assegurou que o prognóstico de cura é positivo.