A semana não começou bem para o Hectare CE (HCTR11). O fundo imobiliário abriu a segunda-feira (9) em forte queda e chegou a tombar mais de 7% na bolsa mais cedo. Por volta das 11h20, ainda operava com um recuo de 6,06%, a R$ 23,73.
O desempenho repercute um comunicado publicado pelo FII na última sexta-feira (9). Na ocasião, o HCTR11 indicou que, em razão de um ofício circular enviado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ao final de novembro, a administradora ainda irá informar se o fundo pagará ou não dividendos neste mês.
O pagamento dos proventos dependerá da apuração do resultado até o sétimo dia útil de dezembro, que corresponde ao dia 10. A administradora diz que comunicará os cotistas se houver resultado a ser distribuído.
- VEJA MAIS: Analista defende que ‘com a alta da Selic, este FII tende a aumentar os dividendos’ – proventos chegam a CDI + 1%
O que diz o ofício da CVM?
Vale relembrar que, por lei, os fundos imobiliários devem distribuir 95% do lucro apurado segundo o regim de caixa no semestre. O lucro ou prejuízo contábil não está presente nessa conta — ou seja, eventuais avaliações de imóveis/CRIs que causem alterações na marcação a mercado do portfólio dos FIIs não são consideradas.
O objetivo é que os fundos paguem aos cotistas conforme o seu fluxo de receitas e despesas das operações. Mas a regra já gerou diversas confusões no mercado, com a CVM enquadrando até mesmo o maior FII da B3 com base em divergências sobre a interpretação do cálculo.
Para evitar novos problemas, a xerife do mercado de capitais divulgou no final de novembro um ofício com orientações completamentares sobre o tema — o documento que é citado pelo HCTR11 no comunicado da sexta-feira.
No ofício, a autarquia diz que os FIIs podem apurar a distribuição de rendimentos com base exclusivamente no regime de caixa ou de competência, desde que respeitem, em ambos os casos, o percentual mínimo de 95% do Lucro Caixa apurado de forma acumulada.
A CVM reforçou ainda outra diretriz para o cálculo, que deve ser apurado com base na diferença positiva entre o montante do resultado caixa acumulado até o final do semestre corrente e o valor já distribuído até o final do semestre anterior, ambos considerados desde a data da primeira integralização de cotas do FII.
Outro FII zerou dividendos após nova interpretação
A necessidade de considerar o valor acumulado desde a primeira integralização de cotas, contra a interpretação anterior que utilizava a base semestral, já levou outro fundo imobiliário da B3 a zerar a distribuição de dividendos neste mês.
O BlueMacaw Logística (BLMG11) avisou aos cotistas que, de acordo com a nova interpretação, o fundo não apresentou resultado em novembro e, portanto, não poderá distribuir proventos. Com a notícia, as cotas do fundo imobiliário despencaram e registraram a maior queda do IFIX na semana passada.
Para não deixar os cotistas de “mãos abanando”, o BlueMacaw Logística propôs uma alternativa: uma amortização extraordinária de capital. Entenda a proposta e veja como votar.
- Você pode se interessar: Analista entrevistado pelo SD Select revela as 5 top picks no setor de FII para comprar agora.
The post Por que o fundo imobiliário HCTR11 cai 6% na bolsa hoje e lidera a lista de maiores quedas do IFIX appeared first on Seu Dinheiro.