A OpenAI resolveu apostar alto para ter um charme parecido com o da Apple. Nesta quarta-feira (21), foi anunciado que Jony Ive, um dos principais designers do iPhone, assumiu o controle criativo e de design da empresa dona do ChatGPT.
O movimento pode apontar a entrada da OpenAI no mundo dos hardwares. Em comunicado, a empresa diz que o objetivo da parceria é desenvolver dispositivos voltados ao consumidor e projetos que moldarão o futuro da inteligência artificial – incluindo futuras versões do ChatGPT.
O acordo define que a OpenAI irá adquirir a io, startup de Ive, por cerca de US$ 6,5 bilhões.
- LEIA TAMBÉM: Renda fixa isenta de Imposto de Renda? Estes 9 títulos de crédito privado incentivado podem gerar retornos de até IPCA + 8,9%; veja aqui.
Ive e Sam Altman, fundador e CEO da OpenAI, disseram que o trabalho em conjunto nasceu da amizade e colaboração em outros projetos. Segundo o Wall Street Journal, Altman sempre foi admirador da Apple e buscou ativamente se aproximar da empresa criada por Steve Jobs.
Altman escreveu em um post no X que ele acredita que Ive é “o maior designer do mundo”.
Embora a maior parte do trabalho de Ive na Apple estivesse centrada no design físico dos produtos, ele também assumiu responsabilidade por aspectos de software em determinados dispositivos.
A aquisição da io sinaliza a mudança da OpenAI para uma empresa mais voltada ao consumidor, com foco em produtos de massa e alto impacto.
Com a aquisição, Ive passa a comandar a transformação desejada por Altman na relação entre consumidores e dispositivos que buscam ir além das telas. A equipe da startup será integrada à OpenAI.
No ano passado, a empresa de Altman já havia adquirido participação de 23% na startup. O fundo de startups da OpenAI também havia participado do investimento.
A expectativa é que o negócio receba aprovação regulatória até agosto deste ano.
- E MAIS: Duas ações para “apimentar” a carteira que podem “surfar” o fim das altas da Selic
OpenAI quer “emprestado” o charme da Apple
A parceria entre as empresas não é novidade. O CEO da OpenAI, Sam Altman, e outra empresa de Ive, LoveFrom, estão trabalhando juntos há dois anos em um projeto sigiloso.
Segundo o Wall Street Journal, o novo dispositivo levará os consumidores além das telas, com possibilidades de uso de fones de ouvido e outros aparelhos com câmeras.
A OpenAI será cliente da LoveFrom e receberá uma participação acionária na empresa de Ive.
The post Por que a OpenAI decidiu pagar US$ 6,5 bilhões pela startup do designer do iPhone? appeared first on Seu Dinheiro.