As cidades europeias foram praticamente obrigadas a se reinventar no pós-pandemia para lidar com as novas preferências dos turistas e dos próprios habitantes. Ainda assim, mesmo depois das mudanças, elas mantêm um charme atemporal que atrai viajantes do mundo inteiro, durante todas as estações.
Algumas metrópoles do Velho Continente têm se destacado ainda mais nos critérios de habitabilidade, prosperidade e carisma, segundo a pesquisa anual da Resonance Consultancy.
Pelo terceiro ano consecutivo, a consultoria elencou as melhores cidades da Europa, considerando uma pesquisa com 7 mil cidadãos do continente:
- Londres;
- Paris;
- Berlim;
- Barcelona;
- Roma;
- Madri;
- Amsterdã;
- Viena;
- Praga;
- Estocolmo.
Falando apenas dos países mencionados no top 10, o curioso é perceber que, à exceção da Espanha, todas as outras entradas da lista vêm de um país cada. O representante ibérico é o único com duas metrópoles rankeadas, Barcelona e Madri.
VEJA TAMBÉM: O Lifestyle do Seu Dinheiro quer te manter bem-informado sobre as principais tendências de comportamento e consumo em uma newsletter especial
Como foi feita a lista e outros destaques
O interessante deste ranking é que ele vai além dos indicadores “clássicos” de qualidade de vida, como acessibilidade via transporte público e áreas verdes. São considerados também outros aspectos da vivência urbana, como a cena gastronômica, a infraestrutura para ciclistas e a vida noturna.
Na visão dos autores do estudo, essas cidades vivem um “renascimento espetacular”, unindo o extenso patrimônio e herança histórica com a inovação moderna. Esse mix de possibilidades de experiências tem se provado a dose ideal para atrair visitantes.
Considerando apenas o índice de habitabilidade, a melhor cidade foi Bucareste, na Romênia (em 80º lugar no ranking geral). Esse critério considera os espaços físicos, os parques, as ciclovias e também os preços de aluguéis.
Já em prosperidade — medida através de universidades, dados de emprego, número de voos diretos para a cidade e PIB per capita —, a vencedora é Nápoles, na Itália, em 79ª posição geral.
Por fim, a mais carismática é a 63ª cidade do ranking: Aachen, na Alemanha. A presença de museus, espaços culturais e até a popularidade na internet foram levadas em conta para a avaliação.
- LEIA MAIS: O destino mais desejado da Europa é a cidade mais cara do mundo em 2025; quanto custa a viagem?
As melhores cidades da Europa em 2024
Apesar de renovada, é interessante perceber que a lista manteve ao menos parte de sua estrutura desde 2024. De fato, as três primeiras posições em 2025 (Londres, Paris e Berlim) foram idênticas ao ano passado.
A maior diferença está no extremo inferior do top 10, que eliminou Istambul (Turquia) e Milão (Itália), elevando Praga e Estocolmo à 9ª e à 10ª posição, respectivamente.
Confira abaixo as 10 melhores cidades da Europa em 2024:
- Londres;
- Paris;
- Berlim;
- Roma;
- Madri;
- Praga;
- Barcelona;
- Amsterdã;
- Istambul;
- Milão.
The post Planejando uma viagem? Estas são as 10 melhores cidades da Europa em 2025 appeared first on Seu Dinheiro.