O litoral peruano foi atingido, nesta sexta-feira (27/12), por ondas gigantes, que causaram danos em embarcações e empresas, segundo a Marinha local. Com isso, o país decidiu pelo fechamento temporário de 30 dos 121 portos existentes ao longo da faixa litorânea.
O capitão Enrique Varea comunicou a decisão em entrevistas a TVs peruanas. “Temos vários portos fechados na costa norte e central do Peru, devido às ondas vindas do hemisfério Norte”, disse ele.
Diante do quadro, a Diretoria de Capitania e Guarda Costeira da Marinha optou pelo fechamento de alguns dos portos que ficam nas áreas mais ameaçadas. A projeção indica um aumento de até três vezes da altura das ondas, em relação ao tamanho natural.
Veja:
Áreas atingidas
Até o momento, as ondas atingiram áreas nas regiões de Piura e Tumbes. Ambas ficam próximas à fronteira do Peru com o Equador. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que a ondulação atinge embarcações e comércios próximos à faixa costeira.
Conforme alerta divulgado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha peruana, nesta sexta, a previsão é que a situação se prolongue até 1º de janeiro. O fenômeno deve atingir gradualmente zonas das partes norte, centro e sul do litoral.