Quem estiver com viagem marcada para a Argentina, já tem novas recomendações de onde comer. Recomendações estas recém-chanceladas pelo guia Michelin, a mais respeitada “bússola” do mundo da gastronomia. Isso porque três restaurantes argentinos receberam as primeiras estrelas Michelin nesta segunda-feira (7).
Os novos condecorados foram o Angélica Cocina Maestra e o Riccitelli Bistro, em Mendoza, e o Crizia, em Buenos Aires.
Com isso, o país dos hermanos soma 10 restaurantes no total com no mínimo uma distinção. Entre eles, o célebre Don Julio, conhecido pela carne bem servida — e pelas filas monumentais, em qualquer época do ano.
- VEJA MAIS: Quer estar bem-informado sobre viagens, moda, gastronomia e estilo de vida? Cadastre-se para receber a newsletter especial de Lifestyle do Seu Dinheiro
O primeiro e único endereço com duas estrelas é o Aramburu Relais & Châteaux, no bairro da Recoleta, na capital.
Os críticos do guia francês visitam os restaurantes de forma anônima e fazem a avaliação segundo cinco critérios: qualidade dos ingredientes, domínio das técnicas na cozinha, harmonia dos sabores, personalidade do chef representada nos pratos e consistência do menu.
Conheça os restaurantes argentinos recém-estrelados
Na capital do vinho argentino, o Angélica Cocina Maestra é o restaurante com menu degustação da conhecida vinícola Bodega Catena Zapata.
Ele já era um dos fortes candidatos para a distinção do Michelin, por ter uma proposta ambiciosa baseada no conceito de “Wine First” — o vinho primeiro, ou seja, a prioridade do menu é a bebida. O menu degustação criado pelos chefs Josefina Diana e Juan Manuel Feijoo busca se encaixar aos rótulos (Catena Zapata, claro) servidos no local.
Também em Mendoza, o Riccitelli Bistro também é associado a uma vinícola: a Matias Riccitelli Wines.
O menu com forte presença de vegetais (muitos cultivados localmente), sem negligenciar as proteínas, foi motivo de elogios ao chef Juan Ventureyra.
“A gastronomia, a enologia e a eco-responsabilidade se retroalimentam para crescerem juntas, em uníssono, constituindo um todo único e realmente diferencial”, afirmaram os críticos.
Ver essa foto no Instagram
Em Buenos Aires, no refinado bairro de Palermo, o Crizia é um restaurante com 20 anos de história, cuja especialidade são ostras.
A atenção aos detalhes cultivada ao longo dos anos não foi em vão. O fato do chef e proprietário do local, Gabriel Oggero, contratar pessoalmente os pequenos produtores e pescadores que fornecem os ingredientes de cada estação foi um ponto que contribuiu para a distinção.
Já o ambiente foi classificado como “sofisticado, íntimo e chic”.
Além das estrelas, que são o reconhecimento máximo, outros 42 estabelecimentos da capital e 18 de Mendoza foram anunciados como recomendações do guia Michelin.
* Com informações do Clarín.
The post Partiu Argentina? Três restaurantes recebem estrela Michelin em 2025; veja quais appeared first on Seu Dinheiro.