Em evento para entregar investimentos na América na última quarta-feira (30), o presidente americano Donald Trump aproveitou para apontar sua metralhadora giratória mais uma vez para a indústria farmacêutica de fora dos Estados Unidos e também para seu alvo preferido, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
Trump reafirmou que deve impor tarifas a empresas farmacêuticas e disse que seu governo está planejando apoiar diversos negócios nas próximas semanas.
O presidente dos EUA já tinha mencionado anteriormente que ergueria barreiras tarifárias a importações de medicamentos.
- E MAIS: Calendário de resultados desta semana inclui Weg, Santander e outras empresas; acompanhe a cobertura completa de balanços
O alvo principal é, como de costume, a produção chinesa, mas vale lembrar que um dos medicamentos mais populares do mundo na atualidade, o Ozempic, é produzido na Europa pela dinamarquesa Novo Nordisk.
Durante o evento de ontem, Trump estava rodeado de CEOs de grandes empresas, incluindo da farmacêutica americana Eli Lilly, fabricante do Zepbound, remédio usado para emagrecimento concorrente do Ozempic.
Também estiveram presentes os CEOs da Nvidia, uma das empresas mais afetadas na bolsa pelo tarifaço de Trump, e da Hyundai.
O republicano afirmou ainda que os EUA terão em breve “o maior corte de impostos já aprovado na História” com o projeto de lei republicano e que sua administração está conversando com diversas nações para fechar acordos comerciais.
Trump voltou a culpar o governo de seu antecessor, Joe Biden, pela contração do Produto Interno Bruto (PIB) no 1º trimestre. “Precisamos de um pouco de tempo para nos movimentarmos, mas isso é culpa de Biden”, comentou.
‘Entendo muito mais de taxas de juros do que Powell’
O alvo predileto de Trump depois da China também não passou incólume. O presidente americano repetiu, durante o evento desta quarta-feira, falas contra o presidente do Fed.
“Há um indivíduo no Federal Reserve que não sou grande fã”, ironizou ele. “Entendo muito mais de taxas de juros do que Powell”.
Segundo Trump, os juros devem diminuir.
O republicano também disse que seu governo possivelmente não fornecerá financiamento adicional para a Universidade de Harvard, que recentemente entrou com uma ação na Justiça contra a administração Trump.
*Com informações do Estadão Conteúdo
The post Ozempic na mira de Trump? Presidente dos EUA diz que haverá tarifas para farmacêuticas — e aproveita para alfinetar Powell de novo appeared first on Seu Dinheiro.