O médico Paulo Lobo Júnior tomou posse como o novo presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Ele ocupará o cargo a partir de janeiro de 2025, ano em que a instituição completa 90 anos de existência.
A cerimônia de posse ocorreu na quinta-feira (14/11), durante a abertura do 56º Congresso Anual SBOT, realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, Lobo recebeu o medalhão de presidente da SBOT do atual presidente da sociedade médica, Fernando Baldy.
“É uma honra muito grande poder ser o presidente da maior sociedade de ortopedia e traumatologia da América Latina. Posso resumir esse momento em duas palavra: gratidão e continuidade. Gratidão pelas pessoas que me ajudaram até aqui e continuidade porque a SBOT não é a gestão de uma só pessoa, é de um time que vem trabalhando há muitos anos”, afirmou Lobo, em entrevista ao Metrópoles.
O médico é o terceiro ortopedista do Centro-Oeste a ocupar o cargo de presidência da SBOT. Ele se junta a Geraldo Pedra, um de seus professores na Faculdade de Medicina em Goiânia, e Edison Antunes, que foi seu mestre durante a residência médica em Brasília.
Antes, Lobo ocupou os cargos de segundo vice-presidente da SBOT e primeiro vice-presidente. A principal meta de Logo, ao assumir o novo posto, é garantir a valorização do trabalho do ortopedista no país, tanto do profissional da saúde suplementar quanto do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 80% da categoria está alocada no SUS atualmente.
Segundo o médico, o tema será discutido no Fórum de Defesa Profissional, promovido pela SBOT em fevereiro do próximo ano, em Campinas.
Entre seus objetivos à frente da instituição, ele destaca o fortalecimento da educação continuada dos médicos e o treinamento dos residentes, apoiados pela Comissão de Educação Continuada (CEC) e pela Comissão de Ensino e Treinamento (CET). Ele também pretende concluir a construção de um grande centro de treinamento de ortopedistas em São Paulo.
Trajetória
O ortopedista formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFGO) em 1981, e fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia de 1982 a 1984, no Hospital de Base do DF (HBDF). Desde então, se especializou em medicina esportiva.
A carreira de Lobo passa pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde fez treinamento em cirurgia do joelho em 1986. No fim da década de 1990, o médico foi associado ao Departamento de Cirurgia Ortopédica e Medicina do Esporte da Universidade de Pittsburgh (Pensilvânia).
O médico também é membro titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia no Esporte (Sbrate), tendo sido presidente da entidade em 2014; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Europeia de Cirurgia do Joelho (ESSKA), da Sociedade Mundial de Cirurgia do Joelho (Isakos) e Coordenador do Departamento de Ortopedia e Medicina Esportiva do Hospital Home.
Paulo Lobo é presidente do Instituto de Pesquisa e Ensino (IPE Home), coordenador do Departamento Médico do Brasiliense Futebol Clube, membro da diretoria da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF/CBF) e membro da Câmara Técnica de Ortopedia do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!