O mês de abril foi uma montanha-russa nos investimentos graças ao “tarifaço” de Donald Trump. O vaivém das taxas gerou volatilidade extrema nos ativos globais, mas o saldo para o Ibovespa foi positivo com a valorização de 3,7% e a bolsa brasileira encostando nas máximas.
Agora, em maio, o clima está mais ameno para as ações locais. Enquanto o mercado brasileiro deve ficar de olho na temporada de balanços do 1º trimestre de 2025 e na decisão do Copom, sobre a taxa básica de juros, o exterior ainda pode ser impactado pelo cenário turbulento dos Estados Unidos.
Diante desses fatores, o investidor precisa ficar atento para identificar as melhores oportunidades e buscar lucros no mês que se inicia.
E foi pensando em ajudar nesse processo que o Seu Dinheiro criou o programa mensal “Onde Investir”. A edição de maio já está no ar e reúne insights valiosos para calibrar os investimentos neste mês.
A jornalista Paula Comassetto recebeu analistas da Empiricus Research e do BTG Pactual para falar sobre:
- Ações brasileiras promissoras, com Larissa Quaresma;
- Melhores papéis para buscar dividendos, com Ruy Hungria;
- Ativos internacionais em bom ponto de entrada, com Enzo Pacheco;
- As perspectivas para os fundos imobiliários, com Daniel Marinelli.
O programa já está disponível de forma totalmente gratuita para qualquer investidor interessado em buscar lucros em maio. Para acessar todas as recomendações, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções:
GRATUITO: VEJA AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES PARA INVESTIR EM MAIO
A seguir, confira alguns destaques dos analistas.
Ciclo de alta da Selic está chegando ao fim? Estas duas ações podem se beneficiar deste cenário
Mais uma Super Quarta se aproxima nesta semana com a decisão da taxa básica de juros aqui no Brasil e nos Estados Unidos. A projeção de Larissa Quaresma – analista da Empiricus Research – é de que, nesta reunião do Copom, haja a última alta da Selic para 14,75% ao ano.
O consenso do mercado também já aponta para esse cenário, segundo o Boletim Focus mais recente.
Para a analista, só essa decisão já pode ser um “gatilho” para a bolsa brasileira. Afinal, com a última elevação da taxa básica de juros, os investidores passarão a ficar de olho no movimento de queda da Selic – e, consequentemente, tendem a aumentar o apetite ao risco.
Justamente por essa “virada de chave”, Larissa Quaresma acredita que é hora de agir antes de todo mundo e dar uma pitada adicional de risco na carteira. Na visão dela, o cenário está bastante favorável para investir em ativos cíclicos domésticos, que se beneficiam de um ambiente de juros menores.
Não é à toa que Larissa destaca duas ações que estão extremamente baratas e têm essa característica mais cíclica. Uma delas faz parte do setor de varejo, enquanto a outra é uma holding do agro em processo de reestruturação.
“Ambos os casos são excelentes oportunidades de compra”, defende a analista.
CONHEÇA AS AÇÕES QUE PODEM “SURFAR” O FIM DO CICLO DE ALTA DA SELIC
Ação pagadora de dividendos que pode destravar valor daqui para frente
Também em linha com o cenário macroeconômico e com a projeção de fim do ciclo de aperto monetário, o analista Ruy Hungria enxerga um bom ponto de entrada em uma ação pagadora de dividendos que é ligada à economia doméstica.
Trata-se de um papel que faz parte de um setor bem resiliente e conhecido pelo pagamento de proventos gordos: o elétrico.
As companhias do segmento já costumam ser famosas pela renda extra, visto que têm receitas mais previsíveis graças aos contratos de longuíssimo prazo.
Mas essa ação em especial chamou a atenção do analista por oferecer dividendos atrativos a um patamar de preço bastante convidativo.
Segundo Ruy, essa elétrica recentemente resolveu um imbróglio que deixava os investidores inseguros sobre o papel. Portanto, o preço no qual era negociado não refletia a qualidade da companhia.
Agora, essa resolução pode destravar valor para a empresa e chamar mais a atenção do mercado para a ação, o que pode gerar retornos tanto por meio dos proventos “gordos” quanto pela valorização na bolsa.
VEJA A AÇÃO QUE PODE VALORIZAR NA BOLSA E PAGAR DIVIDENDOS “GORDOS”
Um papel americano que sofre menos com as turbulências de Donald Trump
Já no mercado internacional, as decisões de Donald Trump devem continuar “pesando” na performance dos ativos de risco americanos, segundo o analista Enzo Pacheco.
Desde a divulgação do “tarifaço” do presidente dos EUA, alguns setores da maior economia do mundo despencaram nas bolsas. Entre eles, os papéis de tecnologia.
Com a volatilidade extrema no radar, o analista preferiu fazer uma “inversão” na carteira internacional: diminuir a exposição a ativos ligados à tecnologia – que devem continuar turbulentos nos próximos meses – e aumentar o peso das empresas mais ligadas à economia tradicional.
A estratégia de Enzo é que o investidor “não banque o herói” no cenário atual e aproveite ações que estão em um patamar de preço interessante, além de serem mais estáveis.
Uma das recomendações do analista para maio é justamente uma companhia do setor de telecomunicações. Segundo o analista, não é uma empresa que vai crescer de forma drástica, mas vai entregar retornos consistentes sem tirar o sono do investidor.
Não é à toa que, enquanto as ações de tecnologia despencam esse ano, esse papel já valorizou 10% e ainda está sendo negociado a múltiplos abaixo do mercado.
CONFIRA QUAL É ESSA AÇÃO AMERICANA QUE PODE GERAR LUCROS MESMO COM TURBULÊNCIAS DE TRUMP
‘Onde Investir em Maio’ está no ar: veja todas as recomendações gratuitamente
Estas ações são apenas um “spoiler” das indicações que podem ser encontradas no “Onde Investir em Maio”.
O programa produzido pelo Seu Dinheiro já está no ar e reúne as principais indicações para buscar lucros em diferentes classes de ativos neste mês.
Ao seguir as instruções deste link é possível, além de assistir ao conteúdo, receber as carteiras recomendadas da Empiricus Research e do BTG Pactual sem pagar nem um centavo.
São mais de 30 indicações de ações brasileiras, pagadoras de dividendos, FIIs e ativos internacionais.
Trata-se de um compilado de todas as oportunidades que o investidor precisa conhecer para estar bem preparado no mercado financeiro neste mês.
Lembre-se, tanto o programa completo quanto as carteiras estão disponíveis como uma cortesia do Seu Dinheiro. Nem um centavo será cobrado. Basta acessar este link ou o botão abaixo para ter acesso a todos estes materiais:
GRATUITO: VEJA +30 RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTOS PARA MAIO
The post Onde investir em maio? Ações que ‘surfam’ o fim da alta da Selic e um papel americano que ‘foge’ do caos de Trump estão entre os favoritos appeared first on Seu Dinheiro.