Os chás são ótimos aliados para a saúde devido a suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas. Com uma variedade de sabores e misturas de ervas, flores e especiarias, existem algumas opções que se destacam quando o assunto é preservar a memória.
O Metrópoles conversou com a nutricionista Gilmara Chaves, especialista em emagrecimento e saúde da mulher, que listou os melhores chás para a memória e que prometem boas noites de sono.
- Chá de alecrim: rico em antioxidantes e neuroprotetoras, aumenta a capacidade de concentração, a rapidez do pensamento e a aprendizagem.
- Chá de camomila: contém propriedades calmantes que ajudam a controlar a ansiedade e a insônia, além de melhorar a qualidade de sono.
Outras opções de chás
A nutricionista Isabelle Zanoni conta ao portal que os chás de alecrim e cavalinha são bons para a saúde cerebral. Outras alternativas incluem o chá de tulsi, erva conhecida como manjericão sagrado e que combate os radicais livres, e sálvia, que melhora o desempenho mental.
“Gosto de chás para memória, mas todos devem ser consumidos sob orientação profissional. Não é porque é natural que não apresenta contra-indicação”, enfatiza a nutricionista Zanoni.
Já para o sono, a especialista em obesidade e emagrecimento recomenda erva de São João, camomila, mulungu, lavanda e passiflora.
Que tal preparar em casa uma infusão de alecrim e camomila? Confira a receita abaixo, de acordo com Gilmara Chaves:
Chá de alecrim e camomila
Ingredientes
- 1 colher de chá de folhas frescas de alecrim;
- 1 colher de sopa de flores da camomila;
- 200 ml de água fervente.
Modo de preparo
- Adicione as folhas na água fervente;
- Coloque uma tampa e deixe repousar por 5 a 10 minutos;
- Depois, coe e tome antes de dormir.