Quem tem diabetes sabe que manter uma boa alimentação é um dos principais cuidados com a saúde — e o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Logo, fazer um bom desjejum é essencial para quem sofre com o quadro e precisa controlar os níveis de glicose no sangue ao longo do dia.
A nutricionista do Metrópoles Juliana Andrade destaca que, em geral, a base da dieta de quem tem diabetes são alimentos que ajudem a manter a glicemia estável, evitando picos e quedas bruscas, independentemente da hora.

“Isso significa priorizar carboidratos complexos, ricos em fibras – como legumes, verduras, grãos integrais e frutas com casca –, combinados com boas fontes de proteína e gorduras saudáveis”, exemplifica.
Além disso, a profissional destaca que é essencial evitar alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas e farinhas refinadas. “O café da manhã ideal é aquele que promove saciedade e equilíbrio glicêmico logo no início do dia.”
Confira algumas opções listadas pela profissional:
- Ovos mexidos com abacate;
- Iogurte natural sem açúcar com frutas e sementes;
- Raízes cozidas ou assadas (mandioca cozida, por exemplo) acompanhadas de algum alimento proteico, como pasta de grão-de-bico, ovos ou atum.