Depois do bitcoin (BTC), chegou a vez do ethereum (ETH) e da solana (SOL) ganharem espaço na B3. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento dos contratos futuros das duas criptomoedas na bolsa brasileira. A expectativa é que os novos produtos estejam disponíveis ao mercado a partir de 16 de junho.
“A B3 disponibiliza novos instrumentos de derivativos de criptomoedas para atender à crescente demanda por produtos ligados a criptoativos, trazendo mais inovação e sofisticação aos nossos produtos, além de oferecer mais alternativas aos investidores familiarizados com a tecnologia blockchain contra a variação de preços dos ativos digitais, de forma regulada e segura”, afirmou Marcos Skistymas, diretor de Produtos da B3.
- VEJA MAIS: A temporada de balanços do 1T25 começou – veja como receber análises dos resultados das empresas e recomendações de investimentos
Diferentemente do contrato futuro de bitcoin, que é negociado em reais, os derivativos de ethereum e solana terão cotação em dólares americanos. Eles serão referenciados, respectivamente, nos índices Nasdaq Ether Reference Price e Nasdaq Solana Reference Price.
O tamanho do contrato de ETH será de 0,25 unidade, enquanto o de SOL será de 5 unidades. A liquidação financeira será feita com base na variação dos preços dos criptoativos, e os vencimentos seguirão a mesma lógica dos demais derivativos da bolsa: sempre na última sexta-feira de cada mês.
Na prática, os contratos futuros são acordos que fixam a compra ou venda de um ativo em uma data futura, a um preço previamente estabelecido. A ferramenta pode ser usada para proteção contra a volatilidade, especulação sobre o preço e até operações com alavancagem.
- SAIBA MAIS: Deixou a declaração para última hora? Baixe o Guia do Imposto de Renda e veja como resolver isso de forma descomplicada
Novidade também para o bitcoin na B3
Além da chegada dos novos contratos, a CVM aprovou uma mudança importante no produto que abriu caminho para os criptoativos na B3: o futuro de bitcoin terá o tamanho do contrato reduzido em dez vezes.
Hoje, cada contrato equivale a 0,1 BTC (cerca de R$ 53 mil). Com a mudança, o valor passará a ser de 0,01 BTC (aproximadamente R$ 5,3 mil) — uma alteração que também entra em vigor no dia 16 de junho.
Segundo a B3, o objetivo é tornar o produto mais acessível a um número maior de investidores. A redução no tamanho do contrato também tende a aumentar a liquidez e reduzir os custos operacionais das negociações.
The post Novidade na B3: CVM aprova lançamento dos contratos futuros de ethereum (ETH) e solana (SOL) appeared first on Seu Dinheiro.