Uma nova onda de calor atinge, principalmente, o centro-sul do país. Segundo prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia enfrentarão uma massa de ar quente e seco, que deve elevar temperaturas em mais de 5°C da média.
O que aconteceu?
- A massa de ar quente e seco que já vinha atuando nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste ganhou força nesse domingo (16/2).
- Essa deve ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025: em janeiro, a primeira onda de calor aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.
- Entre as capitais, Rio de Janeiro, Florianópolis, Campo Grande e São Paulo terão temperaturas superiores a 37ºC nesta segunda-feira (17/2).
A Prefeitura do Rio de Janeiro chegou a anunciar medidas para aliviar o calorão e caso a cidade alcance o nível Calor 4 no protocolo municipal, serão disponibilizados 58 pontos de resfriamento. No estado é previsto que a temperatura supere os 41,8ºC.
Em São Paulo, a temperatura máxima deve bater os 33,4°C