O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá neste sábado (16/11) ao Aliança Global Festival, no Rio de Janeiro. O evento de música quer chamar atenção para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das prioridades do Brasil à frente do G20.
O chefe do Executivo chegou à capital fluminense no fim da tarde de quinta (14/11) e participará de uma série de agendas antes da Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro.
Nesta sexta (15/11), Dia da Proclamação da República, Lula fará uma visita ao Forte de Copacabana. Já no sábado, participa do encerramento da Cúpula do G20 Social.
Também está prevista uma reunião bilateral com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
No domingo (17/11), o presidente terá outras atividades paralelas à cúpula. Pela manhã, estará na reunião plenária de prefeitos de cidades dos países que compõem o G20. Além disso, Lula terá uma série de reuniões bilaterais.
A Cúpula de Líderes do G20 reunirá dezenas de chefes de Estado e representantes de organizações internacionais. Entre os temas a serem debatidos, estão a taxação de bilionários, o combate à fome e à pobreza, as mudanças climáticas e a reforma de organismos multilaterais.