Benjamin Netanyahu voltou a falar sobre a polêmica proposta de Donald Trump sobre expulsar palestinos da Faixa de Gaza, e afirmou que o processo pode ser conduzido por Israel. A declaração do premiê israelense aconteceu no sábado (8/2), durante entrevista à Fox News.
Expulsão de palestinos de Gaza
- Na última semana, Donald Trump recebeu Netanyahu nos EUA e reiterou seu desejo de expulsar palestinos da Faixa de Gaza, por não considerar o lugar ideal para viver.
- Segundo o presidente dos Estados Unidos, os palestinos podem ser enviados para países do Oriente Médio como Jordânia e Egito. Os dois países, no entanto, já negaram a ideia.
- Um dia depois da polêmica declaração de Trump, a Casa Branca veio a público negar as falas do presidente norte-americano, e afirmou que a ideia é uma “realocação temporária” dos palestinos que vivem em Gaza.
Questionado sobre o assunto, o premiê israelense afirmou que a ideia pode “mudar tudo em Gaza”. Ele ainda comentou as declarações de Trump sobre os EUA assumir o controle da Faixa de Gaza, posteriormente negadas pelo próprio presidente norte-americano e pela Casa Branca.
“Trump nunca disse que quer que as tropas americanas façam esse trabalho. Sabe o que eu digo? Nós faremos o trabalho”, afirmou Netanyahu.
Apesar do tom ameaçador, o primeiro-ministro de Israel defendeu que Trump busca “realocar temporariamente” os palestinos da Faixa de Gaza enquanto o enclave palestino é reconstruído.
Netanyahu, contudo, disse que os palestinos só poderiam retornar à Gaza depois de “rejeitar o terrorismo”.