São Paulo — A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (15/1) que os moradores da cidade já podem consultar os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 e realizar o pagamento à vista ou da primeira parcela.
- Segundo a administração municipal a consulta deve ser feita exclusivamente nos canais oficiais da prefeitura no link capital.sp.gov.br/iptu2025, buscando a opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.
- Notificações impressas do imposto serão enviadas a partir da próxima sexta-feira (17/1) e continuarão até o dia 20 de fevereiro.
- O vencimento da primeira parcela ou da cota única dos contribuintes ocorre em fevereiro, excesso para aqueles que optaram pelo envio para administradoras, cujo vencimento será no dia 20 de março.
- Contribuintes isentos serão notificados a partir do dia 25 de fevereiro.
- A exemplo dos anos anteriores, em 2025, os cidadãos que não pagaram o imposto à vista não receberão os boletos de pagamento do IPTU. O envio será feito, num único formulário, com todas as parcelas futuras. Elas poderão ser pagas mensalmente, conforme o vencimento de cada cobrança.
- Aquele que optar por pagar o imposto à vista terá um desconto de 3% no tributo.
- O pagamento online poderá ser feito via Pix. Para emitir o guia de pagamento com o código, o contribuinte deverá acessar o site oficial da Secretaria Municipal da Fazendo de São Paulo iptu.prefeitura.sp.gov.br.
- Para evitar cair em golpe, é importante que o contribuinte verifique se no beneficiário do pagamento aparece “Secretaria Municipal da Fazenda” CNPJ: 46.392.130/0001-18.
- A instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Bradesco S/A.
- O imposto também pode ser quitado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados (lista aqui).
- O débito automático também é uma alternativa. A opção segue valendo para aqueles que já fizeram essa opção em anos anteriores.
- Quem não era adepto do modelo de pagamento deve pagar a primeira parcela pelos canais normais, mas a opção automática já passará a valer a partir do segundo boleto.
- Para facilitar o entendimento do que envolve o IPTU, a Secretaria da Fazenda de São Paulo deixa no hotsite IPTU 2025 um tutorial explicando o imposto. O serviço permite que os contribuintes digitem o número de seu cadastro do imóvel e tenham acesso a todas as informações relacionadas ao tributo.