Ao longo de 2025, o valor de R$ 70,7 bilhões será distribuído entre 250 mil brasileiros que já estão na fila para recebê-los há anos.
Esses valores são referentes a pagamentos de precatórios, inscritos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Os dados foram confirmados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, no site oficial do Governo Federal:

Segundo uma publicação do governo do dia 24 de maio de 2024, são 155.683 precatórios apresentados contra a União entre 3 de abril de 2023 e 2 de abril de 2024 e liberados para pagamento este ano.
Para quem não está totalmente familiarizado com o termo, precatórios se referem às requisições de pagamento, emitidas pelo Poder Judiciário contra a Fazenda, por conta de sentenças transitadas em julgado.
Ou seja, caso você tenha uma causa ganha na Justiça contra algum órgão municipal, estadual, ou autarquias públicas no geral, o valor devido a você é considerado um precatório.
Ainda em relação aos recebíveis inscritos em 2025, um detalhe ainda chama a atenção: o tempo de espera para que os valores cheguem aos beneficiados.
Maioria dos beneficiados está há mais de 10 anos no aguardo do benefício, segundo Governo Federal
Ainda segundo o próprio comunicado oficial do governo, 60% dos precatórios contemplados provém de ações judiciais iniciadas nos últimos 10 anos. Outros 17% são de trâmites cujo período supera 20 anos.
Para quem tem bons valores a receber e precisa de mais dinheiro no curto prazo, essa pode ser uma espera bastante cansativa.
Mas a boa notícia é que, se esse for o seu caso, você não precisa aguardar tantos anos para receber seus valores.
É possível antecipar pagamentos de precatórios por meio da iniciativa privada; saiba como
Pode parecer um mecanismo peculiar, mas você pode vender seus precatórios antes da data estipulada para recebê-los – e, assim, ter dinheiro na mão com muito mais antecedência.
Isso é possível repassando seus precatórios para investidores institucionais, como bancos de investimento. A instituição antecipa o valor a você no curto prazo, em troca do “direito” de receber os precatórios na data de vencimento oficial – uma transação totalmente prevista por lei.
O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, é uma das instituições dispostas a realizar esta “troca”. Repassando seus precatórios ao BTG, é possível receber em até 5 dias úteis os valores pelos quais você possivelmente esperaria 10, 15 ou mais de 20 anos.
Tutorial: como vender precatórios online com o BTG Pactual
O processo de venda de precatórios para o BTG Pactual é simples e pode ser realizado de forma 100% online. Veja como proceder:
- Acesse o site do BTG Pactual para consultar seu precatório e solicitar uma proposta;
- Após receber a proposta, se estiver de acordo, o banco encaminha os documentos necessários para realizar a transação digitalmente;
- A documentação é analisada pelo time jurídico do BTG Pactual e você deve comparecer a um cartório para formalizar a venda do precatório;
- Após todos os documentos assinados, você recebe o pagamento à vista em até 16 horas, na conta bancária informada.
Caso tenha quaisquer dúvidas durante o processo, você não estará sozinho. Especialistas do banco estarão à disposição para ajudar no que for preciso.
Lembrando que o primeiro passo é consultar seu precatório diretamente no site do banco, e vamos facilitar o acesso para você: basta clicar aqui, ou no botão abaixo, para iniciar sua solicitação:

The post Mais de R$ 70 bilhões em precatórios serão pagos em 2025, após ‘fila de espera’ de até 20 anos; veja como antecipar o seu appeared first on Seu Dinheiro.