O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, neste sábado (16/11), da cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social — principal fórum de cooperação econômica internacional — no Rio de Janeiro (RJ).
Durante a cerimônia, o petista deve receber um documento com propostas da sociedade voltadas à política e economia mundial.
Além do presidente brasileiro, o encerramento do evento, que durou três dias, vai contar com a presença do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, cuja nação sediará o G20 em 2025.
A Cúpula Social foi planejada como um prelúdio ao encontro oficial dos líderes das maiores economias globais, programado para ocorrer na segunda-feira (18/11) e terça-feira (19).
Preparativos para a Cúpula de Líderes do G20
Lula inicia na segunda-feira (18/11) a presidência da Cúpula de Líderes do G20, que reunirá 19 países, além da União Europeia e da recém-integrada União Africana.
O grupo, que representa dois terços da população global e 85% do PIB mundial, abordará três prioridades estabelecidas pelo Brasil: inclusão social e combate à fome e pobreza, reforma da governança global e transição energética com foco no desenvolvimento sustentável.
As discussões serão divididas em três sessões substantivas, correspondendo a cada um desses eixos. Paralelamente, estão previstas reuniões bilaterais entre Lula e outros líderes do grupo.