Lula é um mau produto — e, como mau produto, quanto mais publicidade se faz dele, pior é para a venda do produto, por que fica mais evidente o descasamento entre a sua qualidade ruim e as virtudes apregoadas no anúncio. É uma lei da publicidade, que vale de sabão em pó a político.
A pesquisa da Genial/Quaest divulgada hoje, que revela como o presidente da República é um desastre áereo para a maioria dos brasileiros, mostra exatamente isto: para 50% dos entrevistados, as aparições dele pioram a percepção que têm sobre Lula.
Tudo vai mal para Lula: a desaprovação ao seu governo, que era de 41% em janeiro, saltou para impressionantes 56%.
Nem os pobres gostam mais tanto daquele se vende como pai dos pobres: entre os que ganham até 2 salários mínimos, a aprovação de 69% em julho de 2024 caiu para 52% agora. A desaprovação bate em 45%, uma diferença de apenas 7 pontos. Há menos de um ano, ela era de 43 pontos a favor do presidente da República.
Entre os nordestinos, o público mais fiel de Lula, o tamanho da encrenca é o mesmo. E, pela primeira vez, as mulheres também estão do lado da maioria descontente: 53% delas torcem o nariz para o presidente da República. Jovens? Esqueçam essa massa de manobra, petistas: dos 16 aos 34 anos, a desaprovação ao governo, que já era de 52%, disparou para espaciais 64%.
O aspecto da pesquisa mais doloroso para Lula, no entanto, deve ser que a maioria dos brasileiros, 43%, passou a achar que o governo Lula está pior do que o de Jair Bolsonaro. É uma proeza, convenhamos.
Lula, como todo populista de esquerda, gosta de dizer que governa para o povo, não para o mercado, como se houvesse necessariamente uma diferença de interesses e expectativas entre um e outro. Pois o povo, assim como o mercado, acha que o país está seguindo na direção errada: 56% dos brasileiros acreditam que o Brasil está na contramão, segundo a pesquisa.
O presidente da República é bem intencionado, apesar de tudo? Negativo. Para a maioria dos entrevistados, 47%, Lula não tem boas intenções. Dureza, hein?
Os cidadãos não veem em Lula alguém capaz de baixar a conta do supermercado, a conta do posto de gasolina ou qualquer conta que seja. Programas assistencialistas, isenção de imposto de renda, truques de crédito, gols de mão estatísticos, podem reciclar o que for: a a maioria esmagadora dos brasileiros, 81%, acha que Lula deveria fazer um governo diferente.
Só que ele não sabe fazer um governo diferente, a sua receita é única. Lula é um mau produto. Tão ruim, que até Bolsonaro parece melhor.