O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou Pepe Mujica, ex-líder do Uruguai, com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira oferecida a cidadãos estrangeiros. A homenagem aconteceu nesta quinta-feira (5/12), em Montevidéu.
No encontro entre os dois líderes sul-americanos, Lula classificou Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre todos os chefes de Estado que conheceu durante sua trajetória política.
“Essa é a comenda mais importante do Brasil. Essa medalha que estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. Posso dizer que de todos os muitos presidentes que conheci, que tive amizade, o Pepe é a pessoa mais extraordinária”, disse o presidente brasileiro ao entregar a medalha à Mujica.
O encontro entre os dois aconteceu na chácara Mujica-Topolansky, propriedade do ex-presidente do Uruguai localizada em Montevidéu.
“Eu agradeço, querido. Não sou um homem de prêmios e medalhas. Sou um homem do povo. Obrigado por termos nos encontrado nessa caminhada”, disse Mujica ao receber a honraria.
Figura ilustre
Pepe Mujica, 89 anos, governou o Uruguai por cinco anos, entre 2010 e 2015, e é uma das principais figuras progressistas mais conhecidas da América Latina. Recentemente, o ex-presidente uruguaio fez um discurso onde disse que está muito perto da morte. Ele enfrenta um câncer no esôfago desde abril deste ano.
Lula está no Uruguai para participar da 65ª Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu entre os dias 5 e 6 deste mês. Uma das principais expectativas para o evento é a conclusão do acordo entre o bloco e a União Europeia.