A XP Investimentos atualizou sua recomendação para as ações da Lojas Renner (LREN3) de “neutra” para “compra”, após cerca de um ano adotando uma postura mais cautelosa em relação à varejista de moda. Além disso, elevou o preço-alvo para o final de 2025 de R$ 14 para R$ 17, representando um potencial de valorização de 22,8%.
De acordo com os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, que assinam o relatório da XP, a Lojas Renner é hoje vista como uma “interessante história macro e dependente de iniciativas próprias”.
- VEJA MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
Embora não se espere um crescimento expressivo de receita — na casa dos dígitos altos —, a expectativa é de que a expansão da margem bruta e a diluição de despesas operacionais (SG&A) impulsionem o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e o lucro líquido a crescerem em patamares elevados de dois dígitos.
A visão mais positiva da XP para a Lojas Renner é sustentada por quatro pilares:
1) Cenário macroeconômico melhor do que o esperado
Anteriormente, a corretora mantinha uma visão cautelosa devido ao ambiente macroeconômico desafiador. No entanto, a demanda do consumidor mostrou-se mais resiliente do que o previsto. Medidas governamentais recentes, voltadas a estimular a economia, também devem funcionar como amortecedores contra uma possível desaceleração.
A equipe de economia da XP, inclusive, revisou para cima sua projeção de crescimento do PIB brasileiro, o que favorece uma perspectiva mais otimista para o varejo a partir do segundo semestre de 2025.
2) Proposta de valor mais equilibrada da Lojas Renner
Após críticas anteriores à estratégia de precificação da companhia, a XP agora vê a Lojas Renner como melhor posicionada no mercado. A empresa passou a oferecer produtos mais competitivos em categorias mais “commoditizadas”, ao mesmo tempo em que fortaleceu seu portfólio de itens de moda — tradicionalmente menos sensíveis a mudanças de preço.
A flexibilização no posicionamento das sub-marcas também foi destacada como positiva, permitindo maior diversidade de estilos e maior aderência ao perfil dos consumidores.
3) Perspectivas positivas para margens
A XP observa riscos positivos para a expansão da margem bruta da Lojas Renner, sustentados por uma demanda resiliente, menor pressão cambial, coleções mais assertivas e foco crescente em marcas próprias. Além disso, a diluição de despesas gerais e administrativas (G&A) é vista como crucial para o crescimento do EbitdaA.
A análise aponta que o G&A da Renner, hoje acima dos níveis históricos e da concorrente C&A, oferece margem para ganhos de eficiência nos próximos trimestres.
4) Potencial reavaliação das ações com melhora dos resultados
Com uma expectativa mais robusta para 2025, a XP elevou suas projeções de lucro líquido para a Lojas Renner em 12% para 2025 e 11% para 2026. Assim, a corretora agora posiciona suas estimativas de lucro ligeiramente acima do consenso de mercado (entre 5% a 10% superiores).
- LEIA MAIS: O Lifestyle do Seu Dinheiro chegou para te manter atualizado sobre as principais tendências de comportamento e consumo; receba nossa newsletter gratuita
Segundo o relatório, o primeiro trimestre pode marcar um ponto de inflexão para uma revisão positiva das expectativas dos investidores, ainda céticos quanto à execução operacional da empresa.
The post Lojas Renner (LREN3): XP eleva recomendação para compra e elenca quatro motivos para isso; confira appeared first on Seu Dinheiro.