Uma lista apreendida por autoridades paulistas e enviada ao Ministério Público de Goiás deu início a investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que mapeou integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Entorno do Distrito Federal.
O material com nomes de faccionados foi utilizado na Operação Sintonia do Entorno que cumpriu 17 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em oito municípios de Goiás (Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Novo Gama, Luziânia, Formosa, Aparecida de Goiânia e Goiânia), no Distrito Federal e em São Paulo na quinta (16).
“Com a criação do Gaeco do Entorno no ano passado, as informações foram compartilhadas e, em continuidade ao trabalho de monitoramento, prevenção e enfrentamento a esse tipo de criminalidade organizada, nova investigação foi instaurada para combater as atividades da facção na região do Entorno da Capital Federal”, diz o Gaeco.
A documentação apreendida na investigação em São Paulo já tinha sido utilizada pelo MP-GO para investigar a facção no estado e, em 2023, foi responsável pela deflagração da operação Sintonia Goiás.
A ação cumpriu 70 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão contra integrantes do braço do PCC em Goiás, chamado de “Sintonia do Estado de Goiás”.
Com a ação no Entorno do DF, o objetivo dos investigadores é coletar mais elementos para mapear a atuação da facção em Goiás visando a supressão financeira da organização criminosa no estado.