Lima Duarte usou as redes sociais para contar a história do primeiro beijo exibido na televisão brasileira. O ator não participou diretamente do momento, mas fazia parte do elenco da novela Sua Vida Me Pertence, que foi ao ar em 1951 com o momento histórico.
Segundo o artista, a produção e os atores enfrentaram dificuldades para a cena acontecer. Além disso, diferentemente do que se vê nas novelas atuais, foi apenas um selinho tímido, com os lábios dos personagens se tocando.
“A novela Sua Vida me Pertence, a primeira, onde Walter Foster e Vida Alves deram o primeiro beijo. Foi uma luta esse primeiro beijo, porque era ao vivo, não tinha nada, era uma televisão ao vivo. Mas eles davam um beijo no final, aquele happy ending“, iniciou o ator.
“Aí o juiz virou e falou: ‘Não beija, não pode beijar’. Esses lábios se unindo em lascívia, penetrando recôndito do lar, não é possível. Mas nós fomos lá e argumentamos: ‘Mas é um beijinho, é um beijinho assim, de happy ending, de felicidade”, relembrou Lima.
Mesmo com a negativa do juiz, os atores batalharam para a cena ir ao ar. “Fomos ao desembargador, fomos ao general e o general falou: ‘Não pode beijar’, de repente, nós imploramos tanto que um falou assim: ‘Como é o beijo?’ ‘É o final, o final, assim, beija e terminaram felizes’.”
A insistência foi tanta que um juiz autorizou a cena: “‘Tá bem, beija, beija sem abrir a boca e sem mostrar a língua, de longe, assim’. Foi assim o primeiro beijo na televisão. Hoje, hein? Hoje a gente vê cada coisa, hein? Naquele tempo, era tudo fuzilado, se beijava desse jeito”, finalizou.