O último mês do ano deve ser marcado por temperaturas acima da média na maior parte do Brasil. A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro aponta para a possibilidade de ocorrência de dias de calor em excesso. Em algumas regiões, porém, as chuvas registradas serão aquém do esperado para o período que marca o início do verão.
Na região Norte são esperados dias em que a temperatura do ar pode ultrapassar os 28ºC. O mapa do Inmet mostra as áreas na cor laranja, que sinaliza os locais onde são esperadas temperaturas acima da média.
A meteorologia aponta que, em áreas pontuais do Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à possibilidade de dias consecutivos com chuva, que pode amenizar as temperaturas altas.
Chuvas
As chuvas no mês de dezembro estarão abaixo da média em algumas regiões do centro-sul do país. O Sul será a principal região que deve registrar precipitações aquém para o período, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.
Em grande parte do Norte, no nordeste do Mato Grosso, em São Paulo e no oeste do Piauí são previstas chuvas acima da média. No centro-leste da região Nordeste, a previsão aponta para precipitação dentro do esperado, exceto em áreas da Bahia, Maranhão e sul do Piauí, onde os volumes de chuva devem ficar abaixo do que usual para a época, com volumes inferiores a 200 mm.
No centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul, as chuvas devem variar entre próximas e abaixo da média histórica.
Impacto na agricultura
O Inmet destaca que as chuvas mais regulares e bem distribuídas devem continuar nas áreas de produção na região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Já no Matopiba — região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia— a previsão aponta para menores volumes de chuva, porém serão suficientes para a manutenção da umidade do solo na maioria das localidades.
A elevação dos níveis de umidade do solo, devido a previsão de chuvas mais regulares em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste irão favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
A meteorologia ainda reforça que algumas áreas podem ser afetadas pela má distribuição das chuvas, como o sudoeste do Mato Grosso, sul do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte de Minas Gerais.
Na região Sul, os níveis de umidade no solo permanecerão elevados, beneficiando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Algumas áreas do sul do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná podem ter volumes mais baixos de chuva e redução da umidade do solo.