O governador Ibaneis Rocha (MDB) instituiu, nesta terça-feira (11/2), a Secretaria Extraordinária do Entorno do Distrito Federal, que será comandada pelo advogado Cristian Viana. A solenidade foi realizada no Salão Branco do Palácio do Buriti. Durante o evento, Ibaneis explicou a atribuição da nova pasta, falou em integração entre os governos do DF e de Goiás e mencionou sua relação com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Para além do objetivo claro de elaborar políticas públicas aos 1,5 milhão de moradores dos municípios goianos, o governador disse que decidiu fundar a pasta para auxiliar os prefeitos do Entorno no início de seus mandatos após as eleições de 2024.
“Eu entendi que era a hora de criar essa secretaria e colocar alguém com capacidade de diálogo, que conheça os prefeitos e consiga ter uma interlocução com o Governo de Goiás. É o momento de chegada desses prefeitos, onde a cobrança da população é muito grande”, declarou Ibaneis.
Neste sentido, o governador exaltou a interlocução entre os governos do DF e de Goiás e disse ter um bom trâmite com o governador goiano Ronaldo Caiado (União Brasil).
“Em que pese os embates, Caiado e eu somos muito duros em nossas posições, mas a gente sempre consegue se entender no fim das contas. Tenho muito respeito pelo governador Caiado.”
O GDF já teve uma pasta especializada no assunto, a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, que existiu entre 2019 e 2021. Agora, com a recriação, o governo dá mais protagonismo e autonomia aos temas que envolvem o Entorno.
Crime organizado
Na esteira da integração entre os governos, Ibaneis citou a importância do diálogo entre as seguranças públicas de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal e disse que os índices criminais têm caído.
“Nós sabemos que o crime organizado entrava pelas portas de Goiás para poder chegar aqui na capital da República. Hoje, graças a esse trabalho exitoso do governador Caiado, a gente conseguiu diminuir a criminalidade do Entorno, o que impacta na segurança do DF”, afirmou o governador.
Preço das passagens
O chefe do Executivo local aproveitou para falar da tentativa de evitar um possível aumento nas tarifas das linhas de ônibus do Entorno. Para Ibaneis, um reajuste poderia atrapalhar não só os passageiros, mas também as empresas do DF.
“[O aumento] sacrifica a população do Entorno e também as empresas do Distrito Federal que estão atrás de mão de obra”, avalia. Ibaneis revela que, na próxima semana, terá uma reunião para tratar do tema. “Zeno [Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade], Valter [Casimiro, secretário de Obras], o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, e eu devemos nos encontrar para tratar dessa questão.”
Advogado e político
Nome escolhido para comandar a Secretaria Extraordinária do Entorno, Cristian Viana é formado em direito. Atuou como diretor de regularização de Interesse Social da Companhia de Habitação (Codhab) e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
“O Cristian tem qualidades que poucas pessoas têm. Além de ser um advogado qualificado, ele é um político. E para uma secretaria como essa, nós precisamos de uma pessoa que transite por esses dois caminhos”, pontuou Ibaneis.
Cristian Viana agradeceu a oportunidade e deu o tom da atuação da nova pasta. “O governador deixou bem claro, quando me fez o convite, que a secretaria deve ser de articulação e que a gente dê continuidade da Secretaria do Entorno do DF que já existe no Governo de Goiás”, revelou o novo secretário.
Para Cristian, a principal discussão a ser tratada é a tarifa de ônibus. “Há um clamor da sociedade no sentido de que isso seja rediscutido como uma forma de facilitar o transporte e o deslocamento da população”, comenta. “A secretária Carol [Fleury, da Secretaria de Entorno do DF] já tem trabalhado nesse sentido junto a ANTT e a Secretaria de Mobilidade do DF. O nosso trabalho agora é reforçar isso.”
O novo secretário revelou que ainda não tem equipe formada. “Vou começar a discutir os nomes. É uma secretaria bem pequena, de articulação, sem uma atividade finalística, o que não demanda um time muito robusto. Mas quero trazer pessoas experientes, que já tenham trânsito dentro dos governos local e federal”, almeja.
Dezenas de prefeitos, deputados, senadores, secretários e outros parlamentares estiveram na solenidade de criação da Secretaria Extraordinária do Entorno.