Cuidar da saúde, meter o shape e adotar uma rotina saudável de treinos não é algo fácil. Prova disso são os dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que 47% dos brasileiros adultos são sedentários. Entre os jovens de 11 a 17 anos, o índice é ainda mais preocupante: 84%. Isso faz do Brasil o país mais sedentário da América Latina e o quinto do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não surpreende, portanto, que a atividade física por aqui exija um pouco mais do que motivação para entrar na nossa rotina.
Pessoas solteiras passaram a correr – de meias azuis – com o objetivo de conhecer gente nova e paquerar. O esporte estava em segundo plano, como você pode perceber. Em meados de 2009, o Crossfit desembarcou no Brasil e ganhou adeptos pela disputa proposta nos boxes da modalidade. A piração sempre foi superar os colegas de treino. Superação essa que também é sucesso no GymRats, app disponível para smartphones que permite ao usuário criar desafios fitness e desafiar seus amigos, seja em corridas, seja em rotina de academia. Muitas pessoas, inclusive, incluem prêmios, como um jantar ou até mesmo dinheiro, para quem atingir o topo da liderança. Agora, a nova moda para competir é o Hyrox, que combina exercícios de resistência, como a corrida, com movimentos de força e agilidade.
- LEIA MAIS: Corre que dá tempo: um guia para as maratonas do segundo semestre — datas, inscrições, preços e mais
Por dentro do Hyrox
Criado em 2017, o Hyrox tem origem na Alemanha e, assim como Crossfit, trata-se de uma marca, muito mais do que um esporte. Em entrevista ao portal Athletic News, Christian Toetzke, co-fundador e CEO do Hyrox, explica que a modalidade foi pensada para frequentadores regulares de academia e preenche um vazio de competições focado em movimentos que fazemos diariamente nos treinos, como correr na esteira, levantar peso, entre outros.
A competição segue o molde de corrida híbrida, como a Bravus Race e combina corrida e exercícios funcionais. O evento é estruturado em etapas. São 8 km de corrida intercalados com 8 estações de desafios funcionais, que incluem remo, trenó, kettlebells e outros exercícios de força e resistência. Ou seja, a cada 1 km de corrida indoor, é preciso executar um movimento de força ou agilidade, seguido por mais 1 km de corrida indoor e assim por diante. Cada atleta pode competir de forma individual, em duplas ou em revezamento, o que dinamiza a competição e facilita o acesso a todos os níveis de desempenho esportivo.
- VEJA MAIS: Quer estar bem-informado sobre viagens, moda, gastronomia e estilo de vida? Cadastre-se para receber a newsletter especial de Lifestyle do Seu Dinheiro
Esse padrão é replicado mundialmente. Desde seu lançamento, o Hyrox tem se tornado uma febre: a marca já passou por 11 países e 30 cidades. Em 2023, a edição sediada em Londres reuniu mais de 12 mil atletas em três dias de evento. O Brasil recebe duas edições da corrida: Em São Paulo, no dia 20 de setembro e no Rio de Janeiro, em 29 de novembro.
View this post on Instagram
Hyrox x CrossFit
De acordo com Alexandre Vieira Gurgel, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrando em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ), há diferenças entre as duas modalidades.
“O CrossFit é um método de treinamento físico, enquanto o Hyrox é um evento que exige determinada preparação. A premissa do CrossFit é o ganho de condicionamento físico como preparo para o inesperado, que seriam as variações de exercícios em cada competição, que podem exigir movimentos de ginástica ou olímpicos, por exemplo. Já no Hyrox sempre serão trabalhados setores com exercícios específicos, como força, desempenho cardiorrespiratório, resistência, mas o foco é a competição, que é bem determinada em cada etapa”, explica.
Além de ser um excelente teste físico, o Hyrox oferece benefícios diversos para os participantes. Segundo Gurgel, a modalidade melhora a resistência cardiovascular, fortalece músculos e articulações e aprimora a capacidade mental dos atletas, exigindo estratégia e controle de ritmo durante a prova.
Outra vantagem é a acessibilidade: o formato padronizado permite que atletas de diferentes níveis possam competir e acompanhar sua evolução ao longo do tempo.
“Por envolver uma combinação de exercícios grande junto à corrida, o Hyrox pode ser considerado um ótimo método para emagrecimento, já que, além disso, é também uma rotina de baixa complexidade”, finaliza.

A preparação para um Hyrox
Nas minhas experimentações pelo Hyrox, conversei com Claudinei Morais, treinador físico e adepto da modalidade CrossFit, em São Paulo, que está em preparação para seu primeiro Hyrox oficialmente. Morais entrou na vida fitness quando trabalhava na área do comércio e tinha o desejo de perder peso. Além de limar 30 kg, passou a estudar treinamento físico e hoje, graduado, ministra aulas em um box especializado no assunto.
“Senti que consigo um desempenho muito melhor no Hyrox do que no Crossfit, já que sou corredor e acredito que tenho boa condição para a competição”, abre seu relato.
“Minha preparação está estruturada em uma planilha de treinamento, junto de um coach especializado em corrida, com uma rotina que inclui remo, bike e musculação”, explica Morais. Em uma competição informal de Hyrox, o treinador participou no formato de dupla e ficou em quinto lugar na bateria principal.
A similaridade entre as modalidades fez com que os boxes de CrossFit propusessem competições informais de Hyrox, como uma espécie de degustação ou preparação para o desafio oficial da marca. E, curiosamente, no Brasil, os boxes de CrossFit estão cadastrados no site do Hyrox como HTC (Hyrox Training Club).
The post Hyrox no Brasil: conheça a competição que chamou a atenção dos boxes de CrossFit appeared first on Seu Dinheiro.