Levou pouco mais de 24 horas para que a fumaça branca saísse da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. Em cerca de uma hora, o cardeal francês Dominique Mamberti deve anunciar em latim: habemus papam (temos um papa).
O substituto de Francisco, cujo nome ainda não foi revelado, está sendo levado neste momento à chamada Sala das Lágrimas, uma antecâmara na Capela Sistina, onde vai colocar as vestes papais e acessórios como a batina branca, uma capa e um solidéu branco.
Em seguida, deve ser levado a uma sacada da Basílica de São Pedro, com vista para a praça, para ser apresentando aos milhares de fiéis que aguardam para conhecer o novo pontífice.
- SAIBA MAIS: Deixou a declaração para última hora? Baixe o Guia do Imposto de Renda e veja como resolver isso de forma descomplicada
Os favoritos a papa
Os 133 cardeais aptos a escolher o novo papa estavam isolados desde às 17h47 (12h47 de Brasília) de quarta-feira (7) na Capela Sistina para a eleição do pontífice.
A expectativa era de que essa escolha levasse, em média, dois dias como foram as eleições de Bento 16 e de Francisco, mas, em pouco mais de 24 horas, a fumaça branca pôde ser vista da chaminé — nos últimos dez conclaves, nenhum durou mais que cinco dias.
Enquanto o novo papa não é apresentado formalmente, vale lembrar quem eram os favoritos a ocupar o posto mais alto da igreja católica. Entre eles estão:
- Angelo Scola, da Itália
- Fridolin Ambongo Besungu, do Congo
- Luis Antonio Gokim Tagle, das Filipinas
- Marc Ouellet, do Canadá
- Michael Czerny, do Canadá
- Peter Erdo, da Hungria
- Peter Kodwo Appiah Turkso, de Gana
- Pierbattista Pizzaballa, da Itália
- Pietro Parolin, da Itália
- Reinhard Marx, da Alemanha
- Robert Prevost, dos EUA
- Robert Sarah, da Guiné
*Conteúdo em atualização
The post Habemus papam: novo papa é escolhido pelo conclave appeared first on Seu Dinheiro.