Pouco mais de uma semana depois de atingir granjas no Rio Grande do Sul, a gripe aviária desembarcou em solo mineiro. O Governo de Minas confirmou na segunda-feira (26) que foi detectado um caso da doença no Estado.
O caso foi identificado em um sítio na cidade de Mateus Leme, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, onde as aves eram criadas sem o objetivo de consumo humano ou finalidade comercial.
Após a detecção da doença, o Estado decretou “Situação de Emergência Sanitária Animal” em Minas Gerais, diante do “risco de disseminação”. O decreto tem validade de 180 dias.
“Essa medida emergencial é necessária para que Minas Gerais realize todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo a eventual mobilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros”, escreveu o governo, em nota à imprensa.
Há poucos dias, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que há “fortes indícios” de que o foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS) estava contido.
- VEJA MAIS: Duas ações para “apimentar” a carteira que podem “surfar” o fim das altas da Selic
Gripe aviária em Minas Gerais
Segundo o governo, foi detectada a presença de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), vírus que pode ser transmitido por meio do contato direto com aves infectadas ou de objetos contaminados.
“A transmissão das aves para os humanos não é comum, mas pode ocorrer em pessoas expostas a uma grande carga viral ou que estejam com baixa imunidade. A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que estes sejam bem cozidos”, disse o governo de Minas.
De acordo com o comunicado, até o momento, a produção avícola do estado não foi comprometida até o momento.
O Estado de Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do Brasil e o quinto maior produtor de galináceos.
Vale destacar que este não é o primeiro caso da gripe aviária registrado em Minas Gerais.
Há cerca de dois anos, um pato de vida livre foi diagnosticado com Influenza Viária de Baixa Patogenicidade (H9N2). Mas, de acordo com o governo, a doença “costuma causar pouco ou nenhum sintoma clínico nas aves e não oferece qualquer risco para os seres humanos”.
The post Gripe aviária chegou a Minas Gerais: governo decreta estado de emergência animal appeared first on Seu Dinheiro.